RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – Junho é mês de São João –cuja data é celebrada nesta segunda-feira (24)– e às tradicionais festas juninas do Nordeste do país se somam trens especiais, que funcionam só no período festivo.


Um deles, porém, o Forró nos Trilhos, cancelou a viagem deste domingo (23) entre Campina Grande (PB) e o distrito de Galante depois de ter descarrilado no dia anterior.


O episódio ocorreu quando faltava 1,5 quilômetro para a composição chegar a Galante. Segundo a empresa que opera o trem, não houve vítimas. Os passageiros fizeram a viagem de volta de ônibus.


Não foi o primeiro problema envolvendo a operação do trem não regular neste mês. No dia 16, houve um rebaixamento estimado em 30 centímetros no pátio de manobras do trem, ocasionado pelas fortes chuvas que atingiram Campina Grande no período, ainda de acordo com a empresa responsável pelo serviço.


O funcionamento só foi autorizado após vistoria feita por técnicos da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O trem, que existe em Campina Grande há cerca de 20 anos, recebeu autorização da ANTT para operar na temporada junina no início do mês.


Antes chamada Locomotiva Forrozeira, a rota passa dentro da malha concedida à ferrovia Transnordestina.


A composição leva os turistas da estação Velha, em Campina Grande, até o distrito, numa rota de 12 quilômetros feito com uma locomotiva decorada com ícones juninos. Em cada vagão, um trio de forrozeiros anima os turistas na viagem de uma hora e meia em cada trecho.


Com o cancelamento, passageiros que pagaram antecipadamente serão ressarcidos a partir desta terça-feira (25), conforme a empresa.


FIM DA TEMPORADA


Já em Pernambuco, o Trem do Forró fará a despedida da temporada no sábado (29), com saída do pátio da Transnordestina, vizinho ao Forte das Cinco Pontas, às 16h.


A viagem toda dura cerca de seis horas. Começa com duas horas e meia pelos 42 quilômetros do percurso até o centro de Cabo do Santo Agostinho, ao ritmo das tradicionais canções do forró.


Em Cabo, o trem fica parado uma hora e meia. A volta é mais rápida, duas horas, e os passageiros são recebidos com uma quadrilha e shows.


Com bancos nas laterais dos vagões, e não enfileirados, os passageiros transformam o espaço interno do carro num salão de dança.


O bilhete custa R$ 130 e o trem transporta cerca de 800 passageiros por viagem.