Geraldo Bubniak – Robson comemora gol pelo Paraná Clube

O atacante Robson, 28 anos, está próximo de ser anunciado como reforço do Coritiba para a Série B de 2019. O jogador estava no Bangkok United, da Tailândia, desde 2018, após se destacar pelo Paraná Clube em duas temporadas (2016 e 2017).

No Tricolor da Vila Capanema, Robson registrou pelo menos três números positivos. Ele foi o artilheiro do clube na Série B de 2016, com 8 gols em 21 jogos disputados. Foi o segundo do time em assistências na competição, com sete passes para gols. Só ficou atrás do meia Nadson, que teve 11 assistências – seis delas em cobranças de falta e escanteio. Já Robson só fez um passe para gol em jogada de bola parada. Ou seja, com a bola rolando, o atacante criou mais gols do que o meia armador.

Outro número impressionante de Robson é a quantidade de pênaltis sofridos. Foram seis na temporada 2016.

Em 2017, Robson foi o vice-artilheiro do Paraná na campanha do acesso à Série A. Ele marcou sete gols em 33 jogos (29 como titular). Só ficou atrás do meia Renatinho, que anotou nove gols em 33 partidas.

No total de 2017, Robson marcou sete gols, fez quatro assistências e sofreu um pênalti. Somando as duas passagens dele pelo Paraná Clube, teve 19 gols, 13 assistências e 7 pênaltis sofridos em 80 jogos.

No Paraná, Robson jogou quase todas as partidas na ponta-esquerda. Em raras oportunidades foi improvisado como centroavante.

ESQUEMA
O técnico Umberto Louzer tem usado o esquema tático 4-2-3-1 como base, mas também oscila para o 4-1-4-1. Nesses dois formatos, vem utilizando os seguintes jogadores pelos lados do campo: Rafinha, Patrick Brey, Arancibia, Iago Dias, Igor Jesus, Lucas Tocantins, Nathan e Welinton Júnior. A tendência é que Robson dispute posição com esses jogadores.ass