A pandemia potencializou novas formas de comportamento e consumo. Apesar do isolamento e agora, com a retomada da economia pela vacinação em massa da população ao redor do mundo, o mercado de beleza continua sendo um dos principais nichos no Brasil. De acordo com o Ranking Mundial de Consumo de HPPC da Abihpec/Euromonitor, o nosso país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Quem endossa a posição brasileira no consumo de produtos de beleza é Nato Lombello, CEO da ISZI Cosméticos. Segundo ele, em apenas 9 meses de operação, a empresa conquistou 17 mil seguidores nas redes sociais, sendo muitos deles consumidores. “Acredito ser um importante canal e termômetro para medir resultados e aceitação de mercado”, justifica.

Com base em dados de mercado e indicadores da ISZI Cosméticos, listamos as principais tendências em beleza para 2022.

Produtos de origem vegetal e natural sem crueldade animal

Assim como acontece com o upcycling – reutilização de peças e acessórios, como roupas, sapatos, etc. – os ingredientes naturais são o foco do mercado. Pesquisas de desenvolvimento biotécnico ajudaram as especiarias naturais a se tornarem eficazes e potentes, como os sintéticos, se destacando como uma matéria-prima de alto desempenho e caindo no gosto dos consumidores, que priorizam produtos de origem natural, livre de sintéticos, químicos e crueldade animal. 

 

Embalagens e formatos mais sustentáveis

As empresas, hoje, devem ir além de apenas entregar um produto e promover uma boa experiência de compra e atendimento: elas devem pensar nas mudanças de suas embalagens, em seus planos de sustentabilidade.

Entre as soluções, o desenvolvimento de embalagens sustentáveis com reciclagem avançada são alternativas para reduzir o uso de plástico, assim como práticas para o descarte ideal e o oferecimento de refis dos produtos. Isso é um diferencial, e atrai consumidores que vão além de apenas comprar um produto pelo que oferecem, mas também pensam em qual será o impacto para o planeta.

 

Venda online

O isolamento social evidenciou ainda mais um canal de vendas que só crescia: o e-commerce. Com praticidade, comodidade e promoções atrativas, o ambiente de compra online se tornou um importante canal para as marcas de beleza sobreviverem, principalmente, neste período. Apesar de estarem em casa, as pessoas não deixaram de consumir. Os produtos de higiene e beleza tiveram crescimento nas vendas e esse tipo de comércio se mantém de pé. De acordo com as Nações Unidas, as vendas online aumentaram em mais de US 272 bilhões, entre 2018 e 2020.

No primeiro quadrimestre de 2021, um levantamento do Painel de Dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), mostrou que o setor teve uma alta de 5,7 em vendas ex-factory, em relação ao mesmo período do ano anterior e o segmento de tratamentos capilares seguiu em crescimento de dois dígitos (+18%).

Esses três fatores listados certamente farão parte das estratégias de mercado e comunicação de muitas marcas em 2022.