Valdecir Galor/SMCS

Três unidades de saúde da Prefeitura vão abrir na manhã deste sábado (13/4) para vacinar a população contra a febre amarela: Monteiro Lobato (Tatuquara), Caiuá e Jardim Gabineto (CIC).

A estratégia de abrir unidades de saúde aos sábados para ofertar a vacina contra a febre amarela foi adotada em Curitiba no início de fevereiro, como uma opção extra para aquelas pessoas que não conseguem comparecer de segunda a sexta-feira.

Neste mês de abril, a Secretaria Municipal da Saúde tem concentrado a vacinação em unidades da região Sul da cidade, onde há áreas silvestres, o chamado “corredor ecológico”. Nestes locais pode haver proliferação dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, transmissores da febre amarela e que exigem maior atenção.

“É nessa área em que também se encontram com maior frequência a população de macacos, que são sentinelas para o ser humano da presença do mosquito transmissor. Por isso temos priorizado a abertura de unidades de saúde aos sábados nessas regiões”, destaca o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Alcides de Oliveira.

Curitiba segue livre da circulação do vírus da febre amarela e a vacina também é ofertada de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde da capital.

Indicação

A vacina é aplicada em dose única e o público-alvo são pessoas a partir de 9 meses até 59 anos. A dose é contraindicada para crianças menores de 6 meses ou para quem tem o sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave a algum componente da vacina ou doença febril aguda.

Pessoas acima dos 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de 6 meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Para os idosos, a prescrição médica é feita após se avaliar o risco de a vacina descompensar outras doenças preexistentes.

Em Curitiba, para gestantes e mulheres que amamentam bebês menores de 6 meses, a orientação é vacinar apenas aquelas que frequentam ou moram em sítios ou áreas de matas, onde há o risco de contaminação. As mães que amamentam bebês maiores de seis meses podem se vacinar sem restrições.

Vacinação contra a febre amarela neste sábado (13/4)
8h às 12h – Unidade de Saúde Monteiro Lobato (Rua Olívio José Rossetti, s/n, Tatuquara)
8h às 12h – Unidade de Saúde Cauiá (Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200, CIC)
8h às 12h – Unidade de Saúde Jardim Gabineto (R. Eng. João Visinoni, 458, CIC)