Divulgação – Competição de triathlon em Portugal

Atletas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões seguem em Portugal até o dia 20 de setembro em um período de treinamento no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior. Gabrielle Lemes e Matheus Martinhaki formados pelo projeto idealizado por Juraci Moreira em Curitiba (PR) foram escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro para o training camp ao lado de atletas de outras modalidades com os melhores rankings mundiais.

As atividades em Portugal se tornaram uma opção para os triatletas seguirem treinando em alto nível mesmo com a pandemia de Covid-19. Gabrielle Lemes e Matheus Martinhaki, inclusive, disputaram uma competição no último final de semana, o evento chamado Triatlo de Lisboa. As provas foram de de triathlon olímpico (1,5 km de natação, 40km de ciclismo e 10 km de corrida).

“O treinamento em Portugal neste momento de pandemia está sendo de suma importância, pois em Curitiba estávamos sem piscinas abertas para o treinamento de natação o que estava nos preocupando muito. Ademais em Portugal os nossos atletas tiveram a oportunidade de trocar experiência com outros atletas tanto do triathlon como de outras modalidades e isto é bem significativo para o seu aprendizado”, disse o treinador e coordenador do projeto Ricardo Júnior Cardoso.

Sobre a competição

Matheus terminou sua participação na prova em 16º lugar no geral. Gabrielle fez sua primeira prova em circuito olímpico. Na natação, a prova era composta por duas voltas e segunda a atleta, no momento da prova havia muita correnteza. “Por isso, acabei errando a primeira boia de cada volta, sai em 8º da água, fiz a bike toda sozinha e estava muito quente, sai pra correr em 8º, cruzei a linha de chegada em 5º geral e segunda na categoria Júnior”, disse.

A atleta também participou do revezamento com Júlia Munhoz e Giovanna Lacerda. As três venceram a prova mas cruzaram a linha de chegada juntas e foram desclassificadas. “Achei que nadei bem, pedalei sozinha na frente e corri bem, abri mais 10 segundo da segunda e a hora que eu entreguei estávamos 36 segundos na frente”, contou Gabrielle.

Aulas online

Para enfrentar o desafio do período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 e manter o condicionamento físico da garotada, os professores passaram a transmitir as aulas diariamente em vídeo, a partir de maio. Os treinos, passados de segunda a sexta-feira, visam desenvolver o sistema cardiorrespiratório, as capacidades físicas de força e resistência. A distribuição das aulas é feita por e-mail e no canal da Escolinha de Triathlon no Youtube.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, atende mais de 320 crianças e adolescentes atendidos em sete núcleos na capital paranaense.

A primeira unidade, pioneira na formação de triatletas, fica na Colégio da Polícia Militar e contempla mais de 80 alunos. Os outros núcleos estão nos bairros de Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. O objetivo é inserir os jovens em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Grupo Astra, Rede Condor, Booking.com, Uninter, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.