O Coronel Juceli Simiano Junior assumiu na manhã desta sexta-feira (06/09) Comando o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, substituindo o também coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, que ficou na função por pouco mais de um ano. A cerimônia ocorreu no gabinete do Quartel do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, no centro da capital. A solenidade foi presidida pelo Subcomandante-Geral da PM, Coronel José Vilmar Becker.

Para o coronel Simiano, assumir o comando do Corpo de Bombeiros é uma responsabilidade muito grande. O trabalho que está sendo desenvolvido pelo corpo de bombeiros é de extraordinária importância para a comunidade do Paraná. Então, é fundamental que nesse momento nós não percamos de vista todas estas atividades que estamos desenvolvendo, e que, cada vez mais, os bombeiros se envolvam de maneira bastante intensa com essas atividades todas, de tal forma que a população do Estado do Paraná em nenhum momento perca a qualidade e a excelência de serviços que o corpo de bombeiros presta, seguindo, desta forma, as diretrizes do Comando Geral da Polícia Militar, por decorrência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Governo do Paraná, destaca Simiano.

A solenidade contou com as presenças do Chefe do Estado-Maior da PM, Coronel Altivir Cieslak, do Subcomandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Carlos Ferreira Nascimento, o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente-Coronel Edemílson de Barros, o Coronel Orlando Arthur da Costa, Comandante do Graer, o Comandante do Grupo de Socorro Tático (GOST), Major Samuel Prestes, o Coronel Renee Roberto Witek, que comandou o Corpo de Bombeiros de 1999 a 2001, além de comandantes de grupamentos de bombeiros, além de outras autoridades civis e militares e familiares dos protagonistas.

O Coronel Pombo, a partir de agora, gozará a licença especial (direito concedido por lei aos militares estaduais a cada 30 anos de serviço) a que faz jus tendo em vista que possui 34 anos e meio de serviço, desta forma, preparando-se para a sua reforma remunerada que ocorrerá ao fim de sua licença. “Sendo assim, o coronel Pombo, que desempenhou um excelente trabalho, até o momento, goza a licença, e depois segue à reserva remunerada”, explicou.

O coronel Vilmar também aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho realizado pelo coronel Pombo desde o tempo de Academia. “O sonho do Pombo, desde jovem, era comandar o Corpo de Bombeiros no ano do centenário e ele conseguiu isso. Parabéns pela dedicação, por tudo o que o fez pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar do Paraná”, disse.

O coronel Pombo, por sua vez, agradeceu aos integrantes da corporação Corpo de Bombeiros pelo trabalho desempenhado e pelo apoio recebido no desenvolvimento de sua função. “Tenho a agradecer-lhes por terem me apoiado e tenho certeza que cresci com a convivência que tive com meus integrantes, desde o soldado até o meu coronel Chefe do Estado Maior”, disse. “Tenho certeza também que entrego em mãos competentes o árduo fardo de comandar o Corpo de Bombeiros, mas certo de que o Simiano saberá conduzir esta centenária corporação”, completou.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná está subordinado à Polícia Militar do Paraná por lei, e a substituição dos Comandantes ocorre por meio de decreto governamental. A PM é regida pela hierarquia e disciplina, esses princípios são essenciais para o bom andamento e funcionamento da Corporação. Estamos sempre abertos ao diálogo e a conversação, desde que tudo seja feito dentro desses princípios”, que secularmente nos norteiam, disse o Coronel Altivir Cieslak, aos oficiais do Corpo de Bombeiros, em reunião, após a solenidade.

O Corpo de Bombeiros está presente em 49 municípios. Diariamente, são atendidas mais de 400 ocorrências em todo o Estado pela corporação. De acordo com o coronel Ferreira, a instituição conta com estrutura moderna, pessoal treinado e capacitado.