Na estrada, a segurança deve ser a prioridade de todos os condutores. Em Curitiba, o número de batidas no trânsito diminuiu entre Abril e Agosto de 2020, mas a gravidade dos acidentes aumentou. Distrações, excesso de velocidade, e condições atmosféricas desfavoráveis se encontram entre algumas das principais causas por trás de acidentes rodoviários no Brasil. Mas existem outros fatores importantes que devem ser tidos em conta. Um deles são as avarias; muitas vezes, acidentes evitáveis ocorrem porque os condutores foram negligentes em relação ao estado de conservação de seus carros. Mesmo que seja uma falha técnica a causa de um acidente, é o condutor deste veículo que continua sendo considerado responsável, tal como determinado pela lei. É por isso muito importante prestar atenção à saúde do motor de seu carro, sendo que uma das necessidades do carro mais negligenciada pelos condutores é a da manutenção do óleo.

A IMPORTÂNCIA DO ÓLEO PARA O FUNCIONAMENTO DO CARRO
O combustível não é o único tipo de fluído que faz com que seu carro funcione de forma correta. O óleo, que é responsável por lubrificar várias partes do carro (como o motor) deve ser utilizado na dose certa e de modo equilibrado para garantir sua segurança na estrada. Uma falha técnica repentina pode ser muito perigosa e conduzir durante muito tempo sem verificar os níveis do óleo não é recomendável.

Existem 2 tipos de óleo para carros no mercado: os mineirais, que provêm do petróleo, e os sintéticos, que são artificialmente desenvolvidos em laboratório. Você pode usar esses dois tipos de óleo em seu carro embora os sintéticos sejam os mais comuns e eficazes.

Cada carro necessita um óleo específico
O motorista norte-americano Peter Neilson recomenda que todas as recomendações do manual do carro sejam seguidas de modo a garantir as trocas periódicas de óleo . A escolha de um óleo de qualidade é muito importante. No Brasil, os óleos da Total se encontram entre os mais recomendados pelos especialistas.

Mas mesmo uma boa marca de óleo não deve ser determinante para definir a periodicidade com que você muda o óleo de seu carro. Tendo em conta que as mudanças de óleo são subjectivas a cada carro, é importante que você entenda quais são as necessidades específicas de seu automóvel.

Ainda assim, existem recomedações gerais que devem ser observadas no que se trata de troca de óleo. Muitos mecânicos recomendam a troca do óleo pelo menos a cada 10mil quilômetros. Mas atenção: isso é só se seu carro for novo ou estiver em um estado de conservação ideal. Com o passar do tempo, os motores dos carros se danificam, muitas vezes perdendo óleo de forma descontrolada. Se seu carro for antigo ou estiver danificado, trocar o óleo a cada 7 mil quilômetros é recomendável. Pode dar trabalho e custar algum dinheiro extra, mas lembre-se: sua segurança e a manutenção de seu carro são dois tópicos que se encontram diretamente relacionados.