BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deferiu quatro pedidos de candidaturas de chapas presidenciais encabeçadas por PDT, PPL, MDB e Podemos. Assim, Ciro Gomes (PDT), João Goulart Filho (PPL), Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos) estão na corrida eleitoral.

Na semana passada, o TSE validou outros cinco pedidos de registro de candidatura à Presidência: Marina Silva (Rede), Cabo Daciolo (Patriota), João Amoêdo (Novo), Guilherme Boulos (Psol) e Vera Lúcia (PSTU).

Com isso, a corrida presidencial já tem oficialmente nove candidatos. Nenhuma dessas candidaturas foi alvo de contestação.

Até a próxima semana o TSE vai analisar os pedidos de registro de Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Eymael (Democracia Cristã).

Todas os pedidos de registro de candidatura a presidente da República devem passar pelo plenário do TSE. Os casos são sorteados para um ministro, que examina a legalidade dos documentos e leva um relatório para discutir com os colegas.