É meio que patinar no gelo falar do avanço da tecnologia ou das consequências que as novas plataformas e redes sociais vieram exercer na vida de todos nós. Nem tem como negar. O que se verifica é o grande erro na previsão de muitos de que isto, um dia, pudesse colocar em risco a existência da TV aberta. O que se constata e se sente é exatamente o contrário. O sistema convencional continua como principal negócio do mercado e não é à toa que esses novos meios, o tempo todo, curvam-se a ele. Olha o sucesso que foi a implantação do digital no País, com a mobilização de vários setores, incluindo Governo.res’, comandada por Celso Taddei e Gabriela Amaral. Uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento de novos talentos nas ferramentas e elementos que constituem o gênero de comédia no universo Globo, proporcionando ainda aprofundamento em fundamentos da dramaturgia e da narrativa. Durante o período, 14 profissionais selecionados no mercado tiveram aulas de Fundamentos da Dramaturgia, A arte do Esquete, A Lógica por Trás do Humor, Construção de Personagens, Diálogos, Seriados de Comédia, Direção de Comédia, Humor na Web, História do Humor, Paródias e Trilha Sonora, além de experiência prática e desenvolvimento de projetos com monitoramento de figuras experientes como Adriana Falcão, Rosane Svartman, Marcius Melhem, Mauro Wilson, entre outras. Desse grupo, já foram contratados Thais Pontes e Bruno Ribeiro, e existem boas perspectivas para os demais. Como se observa, a Globo continua investindo forte na busca por profissionais da área de roteiro, e isso também está relacionado à grande quantidade de projetos endereçados às suas mais diversas plataformas, como TV aberta, TV Paga(Globosat) e streaming(Globoplay). E exemplos que sobram. Ontem, como um dos principais assuntos do dia, foi anunciado o acordo entre Rede TV! e a DAZN para a transmissão da Sul-Americana e campeonato Italiano. Qual foi o meio encontrado por este serviço de streaming para aumentar sua visibilidade por aqui? A TV aberta! O Grupo Globo, como estratégia para alavancar o Globoplay, o que faz? Usa a televisão aberta e vai disponibilizar inclusive conteúdo na íntegra, caso da primeira temporada de ‘Ilha de Ferro’. E assim vai indo…


Estevam Avellar/Globo

Virada – Stela, personagem de Vanessa Giácomo, também sofrerá mudanças nos próximos capítulos de “O Sétimo Guardião”. Efeito da entrada de Tuca Andrada na trama.


Quer mais?
No Twitter, a televisão e seus produtos sempre aparecem entre os assuntos mais comentados. O fato é que com novas plataformas ou serviços, a TV aberta segue disparada na preferência de todos, como veículo de informação e entretenimento. Enquanto alguns colocam as novas plataformas como “próximo passo”, elas ainda recorrem à boa e velha TV aberta para se promover. 

Bom esclarecer
Ainda sobre as transmissões da Sul-Americana e do campeonato italiano na Rede TV!, durante todo o mês de fevereiro este trabalho estará a cargo da equipe da DAZN – entenda-se Eduardo Monsanto, Andrei Kampf e Leandro Mamute. Mas em março, também se prevê o aproveitamento do pessoal da Rede TV!, Silvio Luiz, Juarez Soares, Ceará e companhia bela.

Escala -1
Neste próximo domingo, depois de cinco anos, Milton Leite voltará a narrar jogos na TV Globo. Vai transmitir Ferroviária e Palmeiras, com comentários do Casagrande.

Escala – 2
Cleber Machado, um dos titulares da TV Globo, já está devidamente escalado para ser uma das atrações do ‘Ding Dong’ no próximo ‘Domingão do Faustão’. O conhecimento musical do Cleber, procedência à parte – filho do Clodoaldo José, radialista e jornalista, também vem do muito tempo que ele trabalhou como coordenador de programação nas emissoras de rádio. Bandeirantes e Globo, entre elas.

A propósito
Está praticamente acertada, conforme a coluna pode apurar, a renovação de contrato do narrador Milton Leite com o Grupo Globo. Tudo conversado e combinado. Só falta assinar.

Virou novela
O SBT desligou seu sinal da parabólica há quase um mês, sem qualquer aviso, e deixou meio mundo na mão. São muitas as reclamações das pessoas prejudicadas, inclusive de que não há nenhuma resposta para as suas consultas. Custa ser mais atencioso?

Audiência
A transmissão de Barcelona e Real Madrid, primeira semifinal da Copa do Rei, quarta passada, além da primeira colocação no sistema fechado, registrou a maior audiência entre os eventos esportivos transmitidos em 2019. Quase 1 milhão de pessoas assistiram ao jogo. Parece irreversível, e cada dia maior o interesse do torcedor brasileiro pelo futebol internacional.

E o detalhe
O número de pessoas que assistiram Barcelona e Real Madrid também superou o Super Bowl, decisão da temporada da NFL, exibida pela mesma ESPN na última semana. No dia 27, Barça e Real voltam a se enfrentar para decidir vaga na final da Copa do Rei. Na mesma semana, dia 2 de março, um novo duelo, desta vez pelo Espanhol.

Não muda
Na transmissão do “Oscar”, no próximo dia 24, a Globo vai repetir o mesmo pessoal do ano passado. Apresentação de Maria Beltrão, com comentários de Dira Paes e Artur Xexéo.


Bate – Rebate

  • O ‘Super Models’, da Rede TV!, completou três meses de reprises. Inexplicável.
  • Globo e Google fecharam parceria em serviço de “uma” assistente de voz para celular envolvendo ‘Malhação’ e novidades da novela.
  • Gloob adquiriu 13 novos episódios da série ‘Alvin e os Esquilos’.
  • Além de Verônica Debom, outra ex-’Tá no Ar’ fechou com a Globo para a próxima novela das seis, ‘Órfãos da Terra’: Luana Martau. Latifa será sua personagem na história de Thelma Guedes e Duca Rachid. Autoras que farão uma forte aposta na comédia, além do drama.
  • Ainda sobre esta mesma novela, a Globo não confirma a entrada de Guilherme Fontes em seu elenco.
  • O vai e vem da Luiza Tomé em ‘O Sétimo Guardião’ continuará até o final da novela. A sua personagem, de novo, saiu um pouco, mas irá retornar lá na frente.

C´est fini
Dia difícil. Nunca foi tão complicado escrever esta coluna e cumprir com o nosso dever de cada dia. Ricardo Boechat, antes de ser uma referência e um grande jornalista, era um amigo querido. Duro encarar. Até amanhã.