eis cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) subiram na avaliação do Guia do Estudante 2013, a ser publicado no GE Profissões Vestibular 2014, que estará nas bancas a partir de 11 de outubro. Desses, quatro cursos passaram para cinco estrelas. A UEL tem nove cursos com cinco estrelas, avaliação que representa o conceito Excelente, na publicação. 

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve três cursos listados com pontuação máxima na publicação da Editora Abril, reconhecida por estabelecer parâmetros para estudantes do ensino médio e pré-vestibulandos interessados na avaliação das condições de cursos de graduação em instituições de ensino superior de todo o país. Os cursos da UEM que receberam cinco estrelas são Farmácia, Zootecnia e Secretariado Executivo. 

UEL – Os cursos que subiram para cinco estrelas na UEL foram Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais e Medicina. Os cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Engenharia Elétrica subiram para quatro estrelas. Outros 26 cursos mantiveram a avaliação registrada no ano passado. Além dos nove cursos cinco estrelas, a UEL tem 26 cursos quatro estrelas (Muito Bom) e dois com três estrelas (Bom), dos 37 cursos de graduação avaliados pelo Guia do Estudante. 

A mesma avaliação reduziu de quatro para dois o número de cursos com três estrelas e também registrou que cinco cursos tiveram redução de estrelas, como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Esporte, Pedagogia e Secretariado Executivo, que caíram de cinco para quatro estrelas, mas ainda mantendo o conceito Muito Bom. 

A avaliação do Guia do Estudante registra ainda a evolução dos conceitos obtidos pela UEL, que passou de 3,5 em 2005 para 4,19 em 2013. 

UEM – Na lista do Guia do Estudante também aparecem 24 cursos pontuados com quatro estrelas na UEM: Administração; Agronomia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Sociais, Ciências Econômicas; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Química; Estatística; Geografia; Matemática; Música; Odontologia; Pedagogia; Psicologia; e Química, no campus sede. Agronomia e Medicina Veterinária, no Campus Regional de Umuarama. Ciências Contábeis e Pedagogia oferecidos no Campus Regional de Cianorte. Engenharia Têxtil, no Campus Regional de Goioerê; e Engenharia Agrícola, no Campus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha. 

Com três estrelas estão os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Direito; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Física; Medicina; Sistemas da Informação; todos no campus sede. Além de Design, em Cianorte. 

Os resultados foram comunicados às instâncias de graduação da UEM e à reitoria, pela Editora Abril, por ofício. A publicação oficial, que traz, inclusive, os critérios de avaliação desta versão do Guia do Estudante (GE), está programada para circular nas bancas a partir do dia 11 de outubro, quando será possível fazer uma avaliação mais consistente dos critérios adotados para a elaboração do ranking.

PONTA GROSSA – A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tem 24 cursos estrelados pelo Guia do Estudante da Editora Abril, que constarão do ‘GE Profissões Vestibular 2014’, com circulação em 11 de outubro. Dos 24 selos obtidos pela UEPG, ganha destaque do curso de Serviço Social, posicionado entre os melhores do Brasil, com graduação ‘5 estrelas’, recuperando posição que ostentava em anos anteriores a 2012, quando foi classificado com ‘4 estrelas’. 

Já o curso de Direito que no ano passado tinha classificação ‘5 estrelas’, agora aparece entre os 14 cursos da UEPG com grau ‘4 estrelas’. Além de Direito, estão na faixa os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia de Materiais, Farmácia, Física, Geografia, História, Jornalismo, Odontologia, Pedagogia e Informática. Com ‘3 estrelas’ aparecem Zootecnia, Administração, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia Civil , Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Química e Turismo. 

Em 2012, a UEPG teve 22 cursos estrelados: Direito, com ‘5 estrelas’; Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Materiais, Farmácia, Geografia, História, Jornalismo, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social, com ‘4 estrelas’; e Zootecnia, Administração, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Física, Química e Informática, com ‘3 estrelas’.