Franklin de Freitas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio de seu Núcleo de Concursos, comunicou no início da noite desta segunda (22) o adiamento da data da primeira prova do do vestibular, que estava prevista para o próximo dia 28. “Tal decisão decorre da substituição, ocorrida na data de ontem, da coordenação geral do Núcleo de Concursos, bem como da necessidade do cumprimento de todos os desafios logísticos envolvidos, sobretudo em atenção ao atual estado de pandemia, para assegurar, sem margens de dúvidas, a segurança das provas e a saúde dos candidatos e do pessoal envolvido na sua aplicação. A nova data da primeira fase será divulgada até a próxima quarta-feira, dia 24/02”, diz o comunicado da universidade. 
O Núcleo de Concursos garante ainda que a data provável para divulgação do resultado final do vestibular será mantida conforme estabelecida anteriormente no edital, como sendo o dia 4 de junho de 2021. A nova data do ensalamento dos candidatos será divulgada em breve pelo site do Núcleo de Concursos. Todas as informações oficiais também serão publicadas no Aplicativo mobile “+ UFPR (Oficial)”, disponível apenas para Android, na GooglePlay.
“Salientamos ainda que o Processo Seletivo VESTIBULAR UFPR ocorrerá com a garantia plena da integridade da saúde de todos os candidatos e aplicadores envolvidos e da segurança das provas, sem prejuízos à isonomia e obedecendo todas as condições de biossegurança estabelecidas pelo Núcleo de Concursos e referendadas pelas autoridades de saúde do Município e do Estado do Paraná. A UFPR pede a compreensão de todos/as e desde já agradece publicamente àqueles/as membros da nossa comunidade interna e também externa envolvidos na realização do Vestibular UFPR 2021”, afirma, em nota publicada nas redes sociais. 
Após a suspensão surpresa das provas do concurso para a Polícia Civil do Paraná (PCPR), que deveriam ter sido realizadas no domingo pela UFPR, sob a alegação de falta de segurança para os candidatos, o adiamento do vestibular da UFPR já era esperado.  O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Silvio Jacob Rockembach, informou, que o Governo do Estado do Paraná buscará reparação dos danos causados e responsabilização dos responsáveis pela suspensão do processo seletivo para delegados, investigadores e papiloscopistas. 400 vagas estavam em jogo no certame, e eram mais de 100 os inscritos para o concurso.