Publicidade
2019/2020

UFPR afirma que calendário do vestibular está mantido

(Foto: Henry Milleo)

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) informou na tarde desta quarta-feira (11) que o Vestibular 2019/2020 da instituição está mantido e não previsão de qualquer alteração no calendário. Em assembleia no fim da tarde de terça-feira (10), em Curitiba, a maioria dos professores da UFPR decidiu por recomendar a suspensão do vestibular deste ano, o que por enquanto não é considerado pela Reitoria.

A proposta de suspensão partiu da Associação dos Professores da universidade, a APUFPR. A deliberação será levada ao colegiado sindical nacional para fazer dela um movimento em todo o País. A assessoria da UFPR informou nesta quarta-feira que a proposta não foi levada à Reitoria. 

Nessa terça, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, já havia adiantado ao Jornal Bem Paraná que a decisão de suspender o vestibular caberia à instituição universitária, sendo a última palavra da reitoria, e que a medida ainda não é cogitada. A UFPR, como instituição, não participou da deliberação dos professores. "Foi decidido (pelos professores) que se levasse para o sindicato nacional e reitores para verificar se não há condições de fazer disso (suspensão do vestibular) um movimento nacional", disse.

Fonseca diz que não há qualquer previsão de suspensão do vestibular. "Eu estou vivendo o dia a dia. Se não vier dinheiro até o final desse mês nós viveremos uma situação dramática. Não estou criando cenários apocalípticos. Dentre esses cenários, um seria suspender o vestibular. Até agora a gente ainda não cogitou suspender o vestibular. Nós queremos terminar o ano, de um jeito ou de outro. O governo, o ministério, tem dito que sai algum dinheiro e que isso permitiria o fechamento do ano", afirma o reitor. 

A decisão dos professores tem intenção de pressionar o governo federal a liberar verbas de custeio, pesquisa e extensão que estão contingenciadas e comprometem o funcionamento de instituições federais de ensino. Uma greve de dois dias, em 17 e 18 ou 24 e 25 de setembro, também foi decidida na assembleia sindical. Um indicativo de greve por tempo indeterminado foi aprovado. Em ata oficial, os motivos das deliberações são "contra os cortes no orçamento; contra o Future-se; e que a suspensão do vestibular se deve ao Projeto de de lei orçamentária de 2020 que impede o funcionamento das Universidades". 

As inscrições para o vestibular 2019/2020 da UFPR terminaram às 17 horas desta terça. Ao todo, a UFPR oferece 5.660 vagas em 129 opções de cursos e turnos de graduação. Pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) serão disponibilizadas 1.298 vagas, de acordo com a instituição.

Por enquanto, a 1ª fase do vestibular está marcada para o dia 27 de outubro. As provas aplicadas nessa data vão ser de conhecimentos gerais. Os estudantes que passarem para a 2ª etapa vão fazer as provas de compreensão e produção de texto e as questões específicas nos dias 24 e 25 de novembro.

As provas serão aplicadas em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES