Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) confirma o recebimento de metade da verba orçamentária que havia sido bloqueada pelo Ministério da Educação (MEC) em maio deste ano.

Dos R$ 48 milhões bloqueados, o correspondente a 30% dos recursos destinados ao custeio da universidade, o MEC devolveu à UFPR R$ 24 milhões. Com essa medida, não há mais o risco de suspensão às aulas.

O bloqueio que vigorava desde maio atingiu despesas ordinárias como contratos de prestação de serviços, restaurantes universitários e consumo de água e energia. Desde então, a UFPR realizou uma série de providências e de restrições no orçamento, que já vinha sofrendo reduções nos últimos anos.

Com o intuito de garantir as possibilidades de manutenção dos contratos vigentes nas unidades administrativas e acadêmicas, a instituição promoveu um corte linear de 30% nas unidades administrativas, bem como restringiu diárias, passagens e transporte de natureza acadêmica ou atividade institucional. Também houve interrupção durante o período de férias das linhas intercampi e interpraias e dos restaurantes universitários, sem contar a permanente sensibilização da comunidade universitária para economia de água e energia elétrica.