Franklin de Freitas

Desde o início da pandemia, quando as atividades tiveram que ser paralisadas e o calendário acadêmico suspenso, a comunidade universitária participou de discussões sobre a adesão ao Ensino Remoto Emergencial. Agora, próximo do término do segundo período especial, quando já se tem dados da primeira etapa e os estudantes ainda podem avaliar cursos e disciplinas (a avaliação para alunos de graduação está disponível até 1.º de março, neste link), mais uma vez a comunidade se reúne de forma virtual, desta vez para debater a retomada do calendário acadêmico, ainda sem atividades presenciais, e as alternativas letivas possíveis nesse retorno. A decisão ocorrerá com a participação das três categorias, em sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR.

Com análise do período especial e levantamento de cursos e disciplinas, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) chegou a três alternativas letivas para 2021. O balanço do período especial mostra que, nos dois ciclos, foram atendidos 23.988 alunos, o equivalente a 90,1% dos estudantes com matrícula. Foram ofertadas mais de 210 mil vagas e a soma das cargas horárias chega a 88%, se comparada a um semestre letivo. Além dessa avaliação, a Prograd vai levar em conta as diferenças de cada curso.

A apresentação das propostas e do cenário atual para diretores de setor, coordenadores de curso e representantes de alunos e servidores técnicos foi o primeiro passo. “A intenção é ouvir a comunidade da UFPR, compilar as principais sugestões e ideias. Assim, criamos um instrumento que possa ser flexível o bastante para contemplar toda a diversidade da universidade”, explica a professora Maria Josele Bucco Coelho, pró-reitora de Graduação. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, reforça que a busca para uma solução de retorno do calendário “não será de cima para baixo, será discutida com todos”. Ele lembra que é preciso “ouvir, com flexibilidade e muito diálogo, para uma retomada com segurança”, tendo como premissas para a discussão a heterogeneidade dos cursos, que tem características e desafios diferentes.

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