Franklin de Freitas/Bem Paraná – Nove setores da universidade disponibilizam mais de 170 disciplinas presenciais

O ano letivo de 2021 teve início na segunda-feira (20) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O calendário acadêmico foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) após um processo de diálogo intenso entre todas as categorias da comunidade universitária, levando em conta os anseios da comunidade acadêmica e considerando entradas de calouros, períodos de exames finais, lançamento de notas e matrículas.

Neste momento, as aulas estão acontecendo de forma remota ou híbrida, conforme a realidade local setorial, de acordo com a posição do colegiado de cada curso, que tem autonomia para determinar a necessidade de atividades presenciais, em conformidade com as regras de biossegurança. O primeiro semestre letivo de 2021 segue até o dia 18 de dezembro.

Ao todo, nove setores da universidade disponibilizam mais de 170 disciplinas presenciais no formato de atividades práticas emergenciais, todas aprovadas pelos comitês de biossegurança setoriais. Entre graduação, tecnólogos e técnicos, Odontologia, Química, Medicina (Curitiba), Técnico em Petróleo e Gás, Geologia, Luteria e Engenharia Industrial Madeireira são os cursos que, dada a natureza dos processos formativos, mais estão ofertando atividades presenciais.

Já as graduações do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar, dos setores de Artes, Comunicação e Design, Ciências Humanas, Ciências Jurídicas e Ciências Sociais Aplicadas estão promovendo as aulas integralmente na modalidade remota.

Autonomia dos cursos

As aulas podem variar de totalmente remotas a híbridas ou presenciais a partir do planejamento das disciplinas, realizado pelos docentes e aprovado pelos Colegiados de Curso e Departamentos. Esse planejamento respeita as necessidades pedagógicas das disciplinas, o plano de recuperação da integralização curricular elaborado pela coordenação do curso e os protocolos de biossegurança da UFPR.

Para auxiliar no processo de organização das disciplinas nesse momento, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) elaborou um manual com informações sobre como planejar e articular a oferta de disciplinas no período em que a universidade segue com as atividades de ensino regidas pelas medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19.