Sucom/UFPR

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam a quinta rodada dos testes com pessoas assintomáticas para detecção do coronavírus (SARS-CoV-2) em 2021. O mutirão será na próxima terça (4).

A equipe disponibiliza mil testes para a comunidade da UFPR (estudantes, servidores, além de familiares em primeiro grau ou coabitantes desses grupos). Os interessados deverão preencher o formulário disponível aqui e indicar o horário de preferência para atendimento.

As coletas ocorrem no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 13h. Os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva, conforme instruções do vídeo. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.

O mutirão é coordenado pela Direção do SCB, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), que visa identificar pessoas contaminadas e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença.

A equipe também recruta voluntários para auxiliar na coleta dos exames. Podem participar servidores docentes, técnico-administrativos e alunos de pós-graduação da UFPR, entre 18 e 59 anos, que se autodeclararem em boas condições de saúde, tiverem interesse e disponibilidade. As inscrições estão abertas no formulário disponível aqui

Servidores e estudantes da UFPR que apresentarem sintomas compatíveis com a doença e desejarem realizar o exame podem participar de outra ação. Mais informações podem ser obtidas aqui.

SERVIÇO

Testes para Covid 19 para pessoas assintomáticas

Público-alvo: estudantes, servidores da UFPR, familiares em primeiro grau ou coabitantes

Quando: 04/05/2021, das 08 às 13h

Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas

Link para agendamento: http://bit.ly/covid20210504