UFPR/Divulgação

Luteria é o nome que se dá ao ofício de construção, manutenção e restauração de instrumentos musicais. Apesar de a técnica remontar à descoberta e ao resgate, também envolve criação, que inicialmente é planejada e expressa em desenhos e modelos e, em seguida, concretiza-se após muito trabalho manual.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece, desde 2009, o curso de Tecnologia em Luteria, o primeiro superior no Brasil e o segundo na América Latina. O curso, público e gratuito, conjuga a experiência profissional e a pesquisa acadêmica. Bem equipado com postos de trabalho, ferramentas manuais e elétricas, máquinas e laboratório, já formou 81 profissionais, que estão transformando as condições para aprendizagem e prática da música instrumental.

Os egressos atuam em diferentes cidades brasileiras, constituindo seus ateliês com suas marcas e trabalhando até mesmo na exportação. Segundo pesquisa realizada nas juntas comerciais, Curitiba já exibe a maior concentração de empresas de construção e de manutenção de instrumentos musicais por habitante do Brasil.

Quem ingressa no Curso de Luteria da UFPR aprende, em seu primeiro ano, processos básicos da Luteria e, ao final desse ano, terá construído seu primeiro instrumento – um cavaquinho. Depois disso, permanece aprendendo sobre instrumentos dedilhados acústicos, construindo três violões e, no semestre final, um instrumento livre, como viola caipira ou bandolim. O estudante pode, ainda, optar pelos instrumentos dedilhados eletrificados, como guitarra e baixo, ou pelos instrumentos friccionados acústicos, como violino, viola de orquestra, violoncelo e contrabaixo.

As disciplinas do curso dividem-se em: Luteria Acústicos e Luteria Eletrificados; Restauração; Química Aplicada; Organologia; Língua estrangeira; Desenho; Eletrônica Aplicada; Acústica; Empreendedorismo; História da Arte; Identificação Anatômica da Madeira; Cultura e Identidade no Contexto da Luteria. Elas partem de diferentes áreas de conhecimento – como a Botânica, a Física e a Antropologia – em direção a um mesmo objeto: o instrumento musical. A carga horária é de cerca de 1800 horas de aulas, somada a atividades formativas.

Como ingressar

O ingresso no curso de Luteria da UFPR se dá por meio do vestibular, que este ano será realizado em duas fases: a primeira (prova objetiva), em 23 de outubro, e a segunda (produção de textos e provas específicas), nos dias 4 e 5 de dezembro.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o meio-dia de 31 de agosto. As informações estão disponíveis aqui: https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=PS2023