Valquir Aureliano – O comandante da Polícia Civil

A suspensão surpresa das provas do concurso para a Polícia Civil do Paraná (PCPR), que deveriam ter sido realizadas ontem, provocou indignação de candidatos, comando da Polícia Civil e até do governador Ratinho Junior. O evento também levantou dúvidas sobre a realização do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que tem a primeira fase marcada para o próximo domingo.

As provas da Policia Civil foram suspensas pelo Núcleo de Concursos da UFPR, organizador das provas, no fim da madrugada de ontem, sob alegação de não haver condições sanitárias que garantissem a segurança dos candidatos e aplicadores das provas. Eram mais de 300 locais de provas em Curitiba e região.

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Silvio Jacob Rockembach, informou, ontem, que o Governo do Estado do Paraná buscará reparação dos danos causados e responsabilização dos responsáveis pela suspensão do processo seletivo para delegados, investigadores e papiloscopistas. 400 vagas estavam em jogo no certame, e eram mais de 100 os inscritos para o concurso.

O delegado-geral reforçou que a decisão do NC-UFPR foi unilateral e surpreendeu a Polícia Civil. “Ficamos sabendo da suspensão junto com toda a sociedade, a partir do comunicado publicado pela UFPR. Mantivemos contato constante, desde novembro, e a resposta sempre era de que tudo corria dentro do planejado para a realização do concurso. Ainda ontem à tarde estive pessoalmente com os responsáveis do Núcleo de Concursos e não houve qualquer comunicado sobre eventuais problemas para realização das provas”, salientou.

Mas garantiu que o concurso será realizado em nova data, ainda que seja preciso contratar outra banca. “Temos a necessidade de contratação de pessoal para a Polícia Civil e esse concurso será realizado assim que possível”, disse.

“Se havia falhas, deveriam ter relatado a situação, de forma transparente, ainda que o concurso precisasse ser adiado. Porém, isso teria de ser feito com a antecedência necessária para que os candidatos fossem avisados e não fossem prejudicados”, disse Rockembach.

Vestibular

A suspensão do concurso da PCPR de imediato levantou dúvidas sobre o Vestibular da UFPR, que tem sua primeira fase marcada para o domingo. Nas redes sociais, o tema foi um dos mais comentados, com internautas questionado se o mesmo não poderia acontecer no dia 28.

Questionada, a UFPR, por meio de sua assessoria, respondeu que qualquer decisão sobre a aplicação das provas do vestibular será avalida após a sequência dos fatos e que qualquer outra informação seria precipitada.

Em comunicado na página do Núcleo de Concursos, a UFPR publicou que decidiu pela suspensão das provas como medida de emergência, já que não tinha como garantir as mesmas condições de segurança sanitária para todos os candidatos e que tomou a decisão em respeito à isonomia.

No comunicado também informou que a coordenação do Núcleo de Concursos foi imediatamente substituída.

Governador diz que atitude do Núcleo de Concursos foi inaceitável

O governador Ratinho Júnior (PSD) afirmou, nas redes sociais, que foi “inaceitável” a suspensão das provas do concurso para a Polícia Civil do Paraná, marcadas para ontem, pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), poucas horas antes da realização dos exames. O órgão responsável pelas provas anunciou a suspensão na madrugada de ontem, alegando falta de segurança sanitária.

“É inaceitável que mais de 100 mil candidatos tomem conhecimento horas antes do concurso. Concursandos de todo o país se deslocaram para Curitiba e região para realizarem o concurso. Não compactuamos com esse desrespeito”, escreveu Ratinho Júnior. “Nossa Polícia Civil já cobrou os devidos esclarecimento dos fatos e os culpados serão responsabilizados”.
Em nota, o governo e a Polícia Civil anunciaram a abertura de processo administrativo contra o NC da UFPR, por quebra de contrato.

Estado vai buscar reparação, diz Controlador-Geral

Segundo o Controlador-Geral do Estado, Raul Siqueira, cláusulas do contrato foram quebradas pelo Núcleo de Concursos da UFPR, e o Estado buscará reparação. “Solicitamos à Polícia Civil todas as informações para que, em conjunto com a instituição, a CGE possa adotar todas as medidas cabíveis de responsabilização por este ato desleal e desrespeitoso com todos os candidatos que prestariam essa prova”, disse.

“A pedido do governador, a CGE já destacou seus especialistas em procedimentos e contratos administrativos, bem como atos correcionais da Corregedoria-Geral do Estado do Paraná para que todo o processo seja apurado, dentro do processo legal, e responsabilizados todos os atores responsáveis por esta tomada de decisão desproporcional”, reforçou Raul Siqueira.

A data para a realização das provas do concurso da Polícia Civil do Paraná foi definida em 19 de novembro, por meio de edital publicado no Diário Oficial do Estado. Os mais de 100 mil candidatos inscritos no concurso público da PCPR concorreriam a 400 vagas, sendo 50 para delegado de polícia, 300 para investigador de polícia e 50 para papiloscopista. A realização da segunda etapa, com o exame de conhecimentos específicos, estava programada para 11 de abril.

Todo o calendário foi finalizado após aprovação de um plano de biossegurança junto à Secretaria de Estado da Saúde, em 9 de novembro. Este plano foi desenvolvido pela UFPR e normatiza as regras sanitárias que deveriam ser seguidas.


“Concursandos de todo o país se deslocaram para Curitiba e região para realizar o concurso. Não compactuamos com esse desrespeito”
do governador Ratinho Jr, sobre a decisão do Núcleo de Concursos da UFPR de suspender a aplicação das provas do concurso da PCPR na madrugada de ontem


Mais de 30 mil concorrem às vagas na Federal

O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem 30.734 candidatos se inscreveram para concorrer às 5.383 vagas. A queda no número de candidatos é de 20,07% em relação ao vestibular de 2019/2020. Entre os motivos da redução, está a pandemia que atrapalhou os estudos e os planos de muitos que pretendiam prestar o vestibular.

As provas, presenciais e com regras sanitárias a serem cumpridas pelos candidatos, estão marcadas para 28 de fevereiro de 2021 (primeira fase); e 18 e 19 de abril (segunda fase). O ensalamento está previsto para ser divulgado nesta semana.