Coritiba e Portuguesa se enfrentaram 20 vezes em Curitiba. Em 12 ocasiões, o time paraense saiu vencedor. Em outras três, acabou derrotado, além de cinco empates. No histórico recente, a supremacia coxa-branca é ainda maior: são sete vitórias seguidas como mandante e, ao todo, 12 jogos sem perder, com 8 vitórias e quatro empates.

Há 28 anos o Coritiba não sabe o que é perder jogando em casa contra a Portuguesa. A última derrota foi no longínquo sete de abril de 1985. Com um jogador a menos (Lela foi expulso), o Coxa não resistiu e acabou derrotado por 2 a 0, gols de Toninho e Jones. Apesar da derrota, o alviverde conseguiu se recuperar no campeonato e a equipe comandada por Ênio Andrade, no dia 31 de julho daquele ano, sagrou-se campeã brasileira, vencendo o Bangu nos pênaltis.

Opostos

Na partida desta quarta-feira (14), o confronto de times que vivem momentos bastante distintos (na tabela e na forma recente). Após chegar a liderar o campeonato, o Coritiba vem numa sequência de duas vitórias, duas derrotas e um empate nos últimos cinco jogos. Em duas das três ocasiões que não conquistou os três pontos, o Coxa contou com a força de sua torcida (empate em 1 a 1 contra o Vitória e derrota por 1 a 0 contra o Vasco, na última rodada. Apesar dos tropeços, o verdão está na 3ª colocação do campeonato, com 23 pontos.

A Portuguesa, por sua vez, vem em um momento de empolgação, após empatar fora de casa contra o Flamengo, com gol marcado pelo goleiro Lauro no fim da partida, e vencer em casa o São Paulo. A equipe tem 12 pontos em 13 partidas, aparecendo na 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento.