Pedro Ribas/SMCS

A Praça Brigadeiro do Ar Mario Calmon Eppinghaus, no Juvevê, foi oficialmente entregue à população na manhã desta quinta-feira (9/1), após serviços de revitalização feitos pela Prefeitura. A solenidade contou com a presença dos frequentadores e com o som da Banda Lyra Curitibana.

“Agradeço às famílias e pessoas que fazem da praça seu ponto de encontro e ajudam no seu cuidado”, disse o prefeito Rafael Greca. “É uma grande alegria devolvê-la a vocês com o nosso padrão de qualidade”, completou o prefeito.

As melhorias envolveram a recomposição da pista de caminhada, recuperação das quadras esportivas de futebol, basquete e vôlei de areia; além de reformas das escadas laterais de acesso e do acesso de veículos de serviço.

Os investimentos foram de cerca de R$ 340 mil, com emenda do vereador Bruno Pessuti, que também participou do evento.

Para a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, a entrega da praça do Juvevê é parte de um grande trabalho de melhoria de manutenção e também de requalificação dos espaços urbanos feitos desde 2017.

“Praças são os espaços onde a cidade respira e as pessoas se encontram, por isso é tão importante devolvê-las aos curitibanos da forma como eles merecem”, destacou, lembrando outros locais revitalizados, como o eixo Santa Catarina, no Tarumã.

Galera Eppinghaus
Além da quadra de basquete, que reúne praticantes do esporte para jogos e treino em diversos momentos do dia, a praça é famosa pelas feiras com barracas de alimentação que recebe sazonalmente e que a tornaram um polo gastronômico.

Diariamente, o local também é cenário de piqueniques, cafés, passeios com animais de estimação. Um grupo que se autodenomina Galera Eppinghaus – devidamente uniformizado na entrega da revitalização – aprovou as melhorias.

“Essa é uma praça muito familiar e democrática, ficamos bastante felizes com a revitalização”, contou a dona de casa Cristina Baratter, que mora em frente à praça.

Cristina frequenta o local duas vezes ao dia, uma delas sempre com a sua mãe, a aposentada Teresa Bertoni, de 80 anos, que disse ter adorado a reforma.

Presenças
Participaram da entrega o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o diretor de Parques e Praças da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; além das equipes do Ippuc e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.