Franklin de Freitas – “Ontem

Atuando desde de abril de forma mais intensiva para coibir a atuação irregular de veículos no transporte de passageiros, uma força-tarefa formada por equipes da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) e da Guarda Municipal tem tido bastante trabalho em Curitiba. A média é de quase uma autuação a cada dez veículos e motoristas de aplicativos (principalmente Uber, Cabify e 99), fiscalizados.
De acordo com balanço da Prefeitura de Curitiba, até ontem haviam sido abordados mais de 600 carros e 62 acabaram sendo autuados. As infrações mais comuns são: carros sem adesivo (dístico), pneus lisos, sem luz de placa, estacionamneto irregular, motorista sem carteira de habilitação ou com a CNH suspensa.
Os agentes se concentram em pontos onde existe uma grande movimentação de transporte por aplicativos, principalmente na Rodoferroviária. As operações, contudo, ainda serão estendidas a outros locais da cidade.
Um dos principais focos da ação é coibir a abordagem de passageiros pelos motoristas, prática ilegal e arriscada para quem aceita o serviço. “Além de irregular é perigosa e deve ser rejeitada pelos passageiros. Quando a pessoa aceita entrar num veículo sem ter chamado o serviço pelo aplicativo, a corrida pode ficar anônima, sem registro e sem os dados do motorista”, disse o gestor da Área de Táxi e Transporte Comercial da Urbs, Marcelo Ferreira.

Tipos de infrações
Carros sem adesivo (dístico)
Pneus lisos
Sem luz de placa
Estacionamento irregular
Sem carteira de habilitação
Carteira de habilitação suspensa

Além das abordagens, os fiscais vistoriam se os carros têm adesivo de identificação no para-brisa “dístico”, uma das exigências do Decreto Municipal nº 1.302/2017, que dita as regras para a atividade de Uber, Cabify, 99 e outros aplicativos do segmento de transporte individual de passageiros. Até agora, cerca de 20 veículos foram flagrados sem o adesivo.
Os agentes da Setran verificam itens relativos ao Código de Trânsito, como carteira de habilitação e documentos do veículo. Pneus lisos, falta de luz de placa, estacionamento irregular e até falta de carteira de habilitação foram motivos de autuações. “Em uma das blitze tivemos um veículo removido por estacionar em local proibido”, disse o diretor de Fiscalização da Setran, Claudionor Agibert.
As ações de fiscalização também são elogiadas pelos motoristas regularizados. “É mais seguro para os passageiros e para os motoristas que trabalham dentro das normas, pois a clandestinidade é desleal”, afirmou Cynthia Mara Santos, que há quase um ano trabalha como motorista de aplicativo em Curitiba.