Reprodução/Instagram – Uma dica legal é a Reptilia

Sugestões para os presentes de última hora, você vê aos montes por aí. Resolvi então fazer um guia consciente e fashion de presentes de Natal – com os pés no chão, os olhos nas nuvens e o coração em paz. Em outras palavras, é ficar de bem com as finanças, ser criativo e adotar uma postura responsável com o meio ambiente e com a sociedade. Afinal, todos queremos um ano novo e uma vida nova de verdade.

A primeira dica é ir atrás de marcas locais de moda autoral. Isso é bem legal, porque estimula a economia da região, vai mostrar que você é superantenado, além de conseguir peças exclusivas. Sem contar que você foge da muvuca do comércio convencional. Tem muitas lojas legais ali na Prudente de Moraes, que virou um point da galera descolada, na região do São Francisco, nos bazares, nas redes sociais.

Outro exercício importante é dar uma olhada em como as marcas se posicionam em relação à sustentabilidade. Opte por aquelas que se preocupam com a origem dos seus materiais, têm processos sustentáveis e mão de obra bem remunerada. Essa é uma atitude capaz de tornar as coisas mais justas e melhores para todo mundo. Entre as opções de compra, peças clássicas, de bons materiais e bom caimento são sempre ideais, porque vão durar muito tempo com você e sobreviver a você. Esbanjar está fora de moda.

Agora, se você está disposto a inovar e causar, que tal dar um corte de tecido, a mão de obra de uma costureira, uns botões vintage incríveis ou uma revista antiguinha com modelos diferentes? A ideia pode ser divertida, principalmente se o presenteado já tiver de tudo e gostar de desafios. Vamos experimentar?


Reprodução/Instagram

Da Prjt01, aqui de Curitiba, várias sugestões de presente, como peças inusitadas, de modelagem caprichada

Reprodução/Pinterest

Lá na Osklen, uma seleção de produtos sustentáveis, com tecidos e materiais reutilizados e reciclados

Reprodução/Pinterest

Uma peça de brechó, como a bata romantiquinha da foto, um tecido legal ou até passamanarias podem ser boas sugestões de presente