Que Curitiba é uma cidade verde todo mundo sabe e já percebeu por aí. O que ninguém leva em conta é o seu papel na cidade para que isso continue forte. Pensando nisso, surgiu o Coolritiba, festival que mistura música, arte e sustentabilidade no palco da Pedreira Paulo Leminski. O evento acontecerá neste sábado (13), a partir das 14h.

Com nomes de peso no line up e uma diversidade enorme, a parte musical do Coolritiba – Festival de atitudes que mudam o mundo promete unir todos os povos e idades. De sucessos mais recentes, como a dupla Anavitória, aos hinários Novos Baianos – que se apresentam pela primeira vez em Curitiba -, o evento, que começa na tarde de sábado e segue até as primeiras horas de domingo, terá atrações para todos os gostos.

A música paranaense não foi deixada de lado em um evento que mostra tanto a cara da sua capital: em um segundo palco, estão bandas como Naked Girls & Aeroplanes, Trem Fantasma, Nômade Orquestra e Trombone de Frutas. Para completar as atrações, o grupo paulista Francisco, El Hombre, com participação da banda curitibana Mulamba.

Além da música — Nos intervalos das apresentações musicais, os participantes do festival serão brindados por performances de dança. Com curadoria do coreógrafo e dançarino Octavio Nassur, da Dance Concept, o Coolritiba mostrará performances engajadas com as questões de sustentabilidade e responsabilidade social, evidenciando a diversidade por meio da dança e poesia, com a participação do Grupo Sashas e Brainstorm.

Diversidade musical e engajamento em diferentes causas. Esses são dois pontos de convergência da nossa programação, com o objetivo de reunir o que existe de mais cool na atualidade musical brasileira, explica o curador do festival, Igor Cordeiro.

O coletivo LaBmoda também participará do Coolritiba, com exposição de moda criada por estilistas curitibanos. Além disso, o festival terá um BikePark, para estimular a mobilidade ecologicamente consciente, e uma Feira de Vinil.

Sustentabilidade — Para minimizar e compensar o impacto ambiental ocasionado pela realização de um evento de grande porte, o Coolritiba realiza ações práticas em defesa da natureza. A organização do Festival adota uma série de medidas durante o evento: reciclagem do lixo gerado no evento, disponibilização de lixeiras adequadas para a separação e porta-bitucas.

Para completar, além de ser importante para a saúde, a água potável nas torneiras ajuda a diminuir o consumo de garrafas e galões plásticos. No Coolritiba, a água será totalmente gratuita para todos.

O evento conta com o apoio cultural do Curitiba Cult e está com os últimos ingressos à venda a partir de R$130. Faremos uma cobertura especial durante todo o evento, então acompanhe tudo pelas redes do Grupo Cult.


Daniel retorna a Curitiba com novo show
O dia das mães é no domingo, mas algumas irão ganhar o presente no sábado, com o show do cantor Daniel, que deve lotar o Teatro Positivo. O artista retorna a Curitiba com a nova turnê Amores Seletivos e promete também grandes sucessos da carreira como Adoro Amar Você e Os Amantes, além claro, das músicas da época da dupla com João Paulo. Os ingressos estão à venda a partir de R$90, pelo Disk Ingressos.


Não se assuste, Alien está de volta aos cinemas e já não é mais o mesmo
Chegou aos cinemas nacionais na última quinta, 9, o terror Alien: Covenant. A obra é o oitavo filme da franquia, que já contou com a quadrilogia original (1979 – 1997), spin-offs (vs Predador 1 e 2) e ao prólogo Prometheus (lançado há cinco anos).

A história de Alien: Covenant se passa depois de Prometheus e antes de O Oitavo Passageiro, mas não é necessariamente bem conectada aos dois filmes. Conhecemos a tripulação da nave espacial Covenant em uma jornada rumo à um novo planeta, que será colonizado pelos humanos. Porém, um problema no meio do caminho coloca a vida de todos em risco.

Alien: Covenant sofre com graves erros estruturais, tanto em roteiro quanto em encaixe na franquia. É difícil entender como tudo chegou ao ponto que vemos ali e muito menos captar como que os personagens tomam atitudes tão errôneas. Apesar de contar com o diretor original Ridley Scott e nomes como Michael Fassbender no elenco, o filme não emplaca e dá a nítida sensação de que muita coisa está faltando.

Longe de se comparar o filme com o clássico de 79. Alien: Covenant é uma opção interessante de entretenimento por envolver espaço, monstros (Alien, um ícone do cinema) e ação, entretanto falha ao criar mais problemas do que acertos.


Peça Para Não Morrer leva a luta da mulher latino-americana ao palco
Após sucesso de público e crítica no Festival de Curitiba 2017, a Ave Lola Espaço de Criação volta a apresentar o espetáculo Para não morrer, solo de Nena Inoue que se baseia na obra do escritor uruguaio Eduardo Galeano. A peça, que aborda temáticas femininas e feministas, atreladas a questões políticas, estará em cartaz entre os dias 17 de maio e 04 de junho, com apresentações de quinta a sábado às 20h e nos domingos às 18h (com exceção da semana de estreia).

A obra Mulheres, de Galeano, foi a principal inspiração para a encenação e apresenta uma mulher que fala sobre sua história e sobre outras histórias de luta de diversas mulheres, especialmente as da América Latina.

Os ingressos seguem a política do Pague Quanto Vale, no qual o espectador tem a possibilidade de decidir o valor que deseja pagar pelo ingresso da peça. A casa abre com 1h de antecedência e possui uma cozinha que servirá sopas e bebidas ao longo da temporada.

A Ave Lola Espaço de Criação fica na Rua Marechal Deodoro, 1227.


MAIS

Vem show internacional por aí!
Muita gente tem questionado o Curitiba Cult sobre os shows internacionais que passarão pela capital no segundo semestre. O que podemos adiantar no momento é: separem dinheiro. Segundo: são dois artistas grandes que se apresentarão em lugares de renome e prometem trazer pessoas de vários estados vizinhos. Os artistas agradarão tanto ao público que gosta de rock quanto a quem gosta de uma música mais calma e no estilo soul. E aí, algum palpite? Fique de olho no site do Curitiba Cult, que em breve você descobre quem é!