O Grupo de Teatro do Clube Curitibano estreia no dia 19 de agosto (sexta-feira), às 21 horas, a peça teatral Uma Noite com Agatha Christie. O diretor Enéas Lour, criou o espetáculo para homenagear a escritora inglesa, Agatha Christie, conhecida mundialmente por suas obras, e considerada a rainha do suspense.

A produção conta com um elenco de 11 atores, todos sócios do Clube Curitibano e promete envolver os expectadores em uma grande trama. Aberta também ao público, a peça fica em cartaz até o dia 11 de setembro, com apresentações de sexta a domingo.

Trama que se desenvolve na sala de uma mansão, em 1946, nos arredores de Londres em um dia de nevasca. Os personagens, impedidos de sair da residência, mergulham em uma história inteligente e instigante. Os personagens, herdeiros de uma grande fortuna, se reúnem para a leitura do testamento e entre eles há um misterioso assassino, que vai eliminando os herdeiros até o final do enredo. Todos são suspeitos, e no final da peça o assassino é revelado.

O diretor da peça, Enéas Lour, comenta que houve um cuidado especial na preparação dos atores, Por ser uma peça difícil, baseada no tempo teatral, com diálogos muito extensos, trabalhamos muito para que todos chegassem no clima de suspense na medida correta. Assumimos um grande desafio, ainda mais por ser a primeira vez que nos propomos a atuar com esse gênero. A última peça que encenamos foi no gênero de comédia, e agora demos uma virada de 180 graus, o que demonstra o amadurecimento do grupo, observa.

Ele acrescenta que a expectativa para a estreia é grande. O grupo está bastante ansioso, justamente por se tratar de um espetáculo difícil, mas eles estão super seguros, e alguns atores, com pouco tempo de casa, estão surpreendendo na hora de encarar este desafio. Lour conta que a trama tem uma produção com conceituados profissionais.

O cenário criado para a peça é bastante realista, executado por Narbal, artista plástico, e está ficando bem interessante, pois é uma sala de uma mansão na Inglaterra em um dia de nevasca, e lá se passa toda a trama. E esse ambiente foi justamente para passar para os atores e atrizes aquela sensação de aprisionamento e claustrofobia. Além disso, contamos ainda com a iluminação de Beto Bruel, com um acabamento técnico aprimorado, diz o diretor.
 
O texto Uma Noite com Agatha Christie é uma adaptação da versão Quem Matou Agatha Christie?, escrita e encenada por Enéas Lour em parceria com João Luiz Fiani, em 1999, no Teatro Lala Schneider. Na primeira montagem eram apenas seis as personagens em cena, quatro atores e duas atrizes. Para esta segunda versão, o dramaturgo adaptou o texto para inserir todos os atores do Grupo de Teatro do Clube Curitibano, que é composto, em sua maioria, por atrizes.

Assim foram criadas mais cinco personagens, o que ampliou o contexto dos crimes e a complexidade da narrativa. A própria autora inglesa, Agatha Christie, foi trazida para a cena. É ela que, interpretada pela atriz Dulce Furtado, de seu escritório inglês, escreve o que se passa no palco e narra a ação de suas personagens. A produção permite à plateia entrar no mundo da criação literária da autora e sentir-se como co-autora da obra.

 
Serviço:

Local: Auditório Alcides Munhoz – Salão Azul

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 2.857 – Água Verde

Data e horário: 19 de agosto a 11 de setembro de 2011 – sextas e sábados às 21h e domingos às 20h

Preço: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Para os sócios do Clube Curitibano a entrada é gratuita, e os convites devem ser retirados no Departamento de Cultura.