Franklin de Freitas

Após seu segundo jogo e sua segunda vitória no comando do Coritiba (que conseguiu neste domingo, 17 de março, sua primeira vitória em cinco jogos no Couto Pereira nesta temporada), o técnico Umberto Louzer foi só elogios aos seus comandados. Em entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 diante do FC Cascavel, o técnico comentou encarar com otimismo o início de seu trabalho à frente do clube e exaltou também a necessidade de o Coxa mostrar sua força como mandante.

“Vencer dentro de casa é fundamental até pelos objetivos que a gente tem na temporada. Perguntei até para eles (jogadores) na preleção em qual lugar eles se sentiam seguros. O meu lugar é minha casa, onde eu tenho conforto, onde eu tenho segurança. E eles tem de se sentir assim no Couto Pereira, se sentir em casa, jogar em cima do adversário e fazer prevalecer o fator camisa e casa. E hoje eles conseguiram fazer isso”, disse o comandante alviverde. “Historicamente o Coritiba sempre foi uma equipe muito forte em seus domínios. Então trabalhamos esse fator emocional durante a semana para fazer do fator casa algo a nosso favor. Esperamos que seja a primeira de muitas (vitórias no Couto)”, complementou.

Um dos atletas mais elogiados pelo treinador foi o camisa 10 Giovanni, autor de um gol e uma assistência no jogo de hoje. Segundo Louzer, o bom momento do jogador – que fez gol em duas partidas seguidas – é mais um bom indício acerca do andamento do trabalho da comissão técnica.

“Muito mérito dele e de toda equipe, que tem entendido o que a gente tem passado. É claro que é um início de trabalho, temos que evoluir bastante, mas o entendimento dos atletas tem mostrado que estamos no caminho certo. E o Giovanni é um atleta diferente, tem dado a resposta com assistências e gols. É uma briga minha com ele, meia tem de fazer gol também, além de construir. Ficamos felizes com esse desempenho invidual dele e o desempenho coletivo também.”

ESTREIA DE WANDERLEY E ATAQUE BEM SERVIDO

Dois jogadores estrearam pelo Coxa no jogo contra o Cascavel. Um deles foi o atacante Wanderley, uma das contratações mais badaladas para a temporada. E o experiente centroavante quase estreou com gol – acabou parando no goleiro Fernando Junior.

“O Wanderley tem um histórico bonito dentro do futebol, está recuperado, o grupo gosta bastante dele. Estamos bem servido ali com Igor (Jesus), Rodrigão e Wanderley. Vai ser uma briga sadia ali pela posição, é o tipo de dor de cabeça que o técnico gosta (de ter)”, comentou Louzer.

LESÃO DE THIAGO LOPES

A má notícia da partida de hoje foi a lesão de Thiago Lopes. O prata da casa havia feito uma grande atuação na primeira rodada, contra o Cianorte, e havia começado bem o jogo contra o Cascavel quando sentiu uma lesão muscular após uma jogada na lateral, aos quatro minutos. Ainda assim, Louzer confia na recuperação do meia-atacante.

“O Thiago, quando aqui cheguei, ele tem um histórico ruim de lesões que atrapalhou a carreira dele. É um jogador que tem muitas virtudes, força, qualidade com a bola, gosta do futebol e é um atleta que me agrada bastante. A gente fica triste (pela lesão). Tinha feito um grande jogo no fim de semana passado, hoje estava bem. Mas ele tem muito potencial e vai se recuperar para nos ajudar no decorrer da temporada.”

JOÃO VÍTOR

Outro atleta bastante elogiado pelo técnico foi João Vítor. Volante de origem, o jogador foi escalado na lateral-direita por conta da lesão de Felipe Mattioni. Como Sávio, jogador de origem da função, ainda não está em condições físicas plenas após se recuperar de lesão, Umberto Louzer acabou optando por improvisar o meio-campista. E deu certo.

“O João é um atleta muito inteligente, sabe explorar o momento de atacar e assim ele o fez, o Igor teve a possibilidade de bater na bola e acabou parando na trave. O João foi brilhante na proteção à defesa e também na construção. O Sávio é jogador de origem, mas ficou um tempo lesionado. Então preferimos manter a estrutura do último jogo, após a lesão do Mattioni, e nossa ideia era explorar a entrelinha do adversário. O Giovanni fez isso muito bem.”

PRÓXIMO JOGO

Para o jogo da próxima quarta-feira (20 de março), contra o Cascavel CR, fora de casa, Umberto Louzer comentou que a ideia, em princípio, é procurar manter uma base da equipe coxa-branca. A escalação do time, porém, dependerá da avaliação dos fisiologistas e médicos do clube.


“Quanto mais você joga junto, mais entrosamento você tem e os jogaodres se conhecem melhor. Mas vamos ver com o pessoal da fisiologia, departamento médico. Na terça-feira faremos um trabalho curto, mais no visual, para mais na conversa, ensse viaual, levar para campo, desgastar o mínimno possível. Mas quem quer vencer, quem quer ser campeão, tem de superar todas as adversidades. É focar nossas atenções para ir lá, continuar esse processo de evolução e conseguir a classificação.”