SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu, nesta quarta-feira (15), as inscrições para o primeiro vestibular indígena da instituição.

A medida integra o pacote de inclusão social da universidade. Hoje, o número de ingressantes indígenas tem variado de sete a 17 por ano. Com o vestibular específico, o esperado é que o número suba para ao menos 32.

As inscrições terão de ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 14 de setembro. Serão oferecidas 72 vagas distribuídas em 28 cursos de graduação da universidade, com sede em Campinas (SP).

Do total de vagas, 23 são regulares e as outras 49 são adicionais -se não forem preenchidas, não migrarão para nenhum outro sistema de ingresso.

Para ter a inscrição validada, o interessado terá que comprovar por meio de documentos que pertence a uma das etnias indígenas do país. Também será exigido do candidato um atestado de que ele cursou todo o ensino médio na rede pública ou em escolas indígenas reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).

Quem obteve a certificação de conclusão do ensino médio por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou de outros exames oficiais do governo, como o Enceja, também poderá disputar uma das 72 vagas.

As inscrições deferidas serão conhecidas no dia 11 de outubro, segundo informou a Comvest (órgão que organiza o vestibular na Unicamp).

As provas serão realizadas em fase única no dia 2 de dezembro nas cidades de Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM).

O teste será composto por 50 questões de múltipla escolha divididas da seguinte forma: linguagens e códigos (14); ciências da natureza (12); matemática (12); ciências humanas (12), além de uma redação.

As 28 opções de curso são: administração, administração pública, arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, ciências do esporte, ciências econômicas, ciências sociais, comunicação social-midialogia, dança, enfermagem, engenharias agrícola, de manufatura, de produção e elétrica; estudos literários, farmácia, filosofia, geografia, geologia, história, letras, licenciatura integrada química/física, linguística, música: licenciatura, nutrição, pedagogia e tecnologia em saneamento ambiental.

A lista de aprovados será divulgada no dia 29 de janeiro.