Valdecir Galor/SMCS

A unidade de Saúde São Braz ficará aberta no sábado (25), das 8 às 12 horas, para vacinação. Além de oferecer todas as vacinas do calendário para todas as idades, a unidade oferecerá a vacina da gripe para as pessoas que ainda não se imunizaram e fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Desde o início do ano, Curitiba sempre tem algum posto aberto no sábado para ofertar as vacinas para a população.

As vacinas são ofertadas também de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde da capital. A estratégia de abrir a unidade neste sábado para ofertar as vacinas é uma opção extra para aquelas pessoas que não conseguem comparecer durante a semana.

Gripe
Faltando apenas dez dias para o encerramento da campanha de vacinação da gripe, cerca de 232 mil pessoas que fazem parte do público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde, ainda não compareceram às unidades de saúde de Curitiba para a imunização. Até ontem, foram aplicadas 303 mil doses da vacina da gripe, desde o início da campanha, em 10 de abril, o equivalente a 57% do público prioritário.

Entre o público-alvo, as mães de bebês nascidos há até 45 dias são as que apresentam maior cobertura até o momento, com 102% do previsto. Em seguida, estão os idosos, com uma cobertura de 78% e os professores com 70%. Os grupos com as menores coberturas até o momento são as gestantes com 52%; crianças, com 45%; e os doentes crônicos, com 37%.

Mortes
A campanha de vacinação contra a gripe no Paraná mostra que 69,19% do público-alvo foi imunizado. Mesmo assim, os casos da doença seguem em alta. Boletim da Secretaria de Estado da Saúde informa que aumentou o número de casos confirmados e de mortes provocados pela gripe: são 109 casos, com 31 mortes. Na semana anterior eram 74 casos graves com 22 óbitos em todo o Estado.