Lucila Guimarães/SMCS

Para estimular a adoção de alimentos saudáveis entre os pacientes das unidades de saúde Campo Alegre, Vitória Régia, Vila Verde e Taiz Viviane Machado, na CIC, um grupo de profissionais promove oficinas que são um verdadeiro sucesso na comunidade.

Neste mês, o tema são os pães fitness. Chás medicinais e sucos detox já foram pauta de encontros anteriores. Em julho, as oficinas serão de bolos fitness.

As oficinas fazem parte do programa Escute o Seu Coração, da Secretaria Municipal da Saúde. O programa busca reduzir as mortes prematuras por doenças do coração e derrames cerebrais em Curitiba.

A promoção à saúde é um dos principais eixos do programa, com ações para o combate de fatores de risco, como sedentarismo, estresse, tabagismo e a alimentação rica em calorias, açúcar, gordura e sal.

De acordo com a diretora de Atenção Primária à Saúde, Ana Allegretti, dentro do programa Escute o Seu Coração cada unidade tem autonomia para buscar a melhor forma de trabalhar com a comunidade, diante das necessidades e demandas daquela população e também considerando as aptidões dos profissionais daquele território.

“Trabalhamos com os recursos e talentos locais. Os profissionais da saúde dessas unidades sabem qual o melhor planejamento e estratégia para o público das comunidades que atendem, seguindo os eixos do programa Escute o Seu Coração”, explica.

A fisioterapeuta Raquel Silva dos Santos, uma das profissionais à frente das oficinas nas quatro unidades de saúde da CIC, conta que realizar um grupo com o tema “alimentação saudável” normalmente não atrairia tantas pessoas.

“Então nós pensamos: precisamos usar o marketing a nosso favor. Ninguém quer participar de oficina de alimentação saudável, mas por pão fitness, suco detox, todo mundo se interessa”, diz ela.

Além de Raquel, que é fisioterapeuta, o grupo de profissionais ainda é composto por nutricionista, educador físico, psicólogo e farmacêutico. Cada oficina conta com até 20 pacientes, todas às segundas-feiras, pela manhã. A cada segunda-feira é levada a uma das quatro unidades de saúde participantes.

“Aqui aprendemos educação alimentar”, comemora a aposentada Geni Delmonds Segatimi, 62 anos. Geni faz atividade física na unidade de saúde três vezes por semana e busca seguir as orientações em relação à alimentação, para lutar contra o sobrepeso e colesterol alto. Na degustação dos pães fitness, elegeu o preferido: “O de coco.”

A aposentada Jorgina Régis da Silva, 67 anos, participante assídua das oficinas, conta que mudou de vida: anda de bicicleta, faz caminhada, natação, não toma mais refrigerantes e fica de olho em todas as dicas de alimentação. “Estou mais leve e saudável. Minha saúde melhorou”, diz.