Divulgação/UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a empresa júnior Insight Odonto, vinculada ao Curso de Odontologia da instituição, disponibilizou o primeiro ecoponto do Brasil para o descarte de escovas de dente usadas. Com baixo investimento, em torno de R$ 200, o projeto piloto foi instalado no prédio da Clínica Odontológica da UEM, inaugurado recentemente no centro de Maringá, no Noroeste.

Os ecopontos são contentores para coleta seletiva e voluntária de diferentes tipos de resíduos, e vêm conquistando espaço em vários segmentos, principalmente na área da construção civil. No caso da UEM, o material descartado será destinado para uma indústria que produz madeira, utilizando o plástico das escovas como matéria-prima. Essa madeira será empregada na confecção de bancos e mesas para espaços públicos, como praças e escolas.

A orientadora das atividades desenvolvidas na empresa júnior, professora Narumi Orita Pavan, do Departamento de Odontologia da UEM, explica que, anualmente, são descartadas em Maringá e Região Metropolitana mais de três milhões de escovas dentais. Nesse cenário, o projeto pretende amenizar o impacto desse descarte no meio ambiente, contribuindo com a formação dos estudantes, aliando sustentabilidade e responsabilidade ambiental aos preceitos da formação profissional.

“Os alunos de Odontologia têm ótima formação técnico-científica, uma vez que a universidade prepara o futuro profissional para diversos procedimentos clínicos em variadas especialidades. A partir de projetos práticos, como esse do ecoponto, os estudantes ganham também formação em empreendedorismo, em outras atividades que fazem parte da rotina profissional e em práticas de sustentabilidade, algo ainda pouco explorado no campo odontológico”, afirma.

EMPRESA JÚNIOR – Formada por 14 universitários, a Insight Odonto é a primeira e única empresa júnior de Odontologia do Paraná. Ela iniciou as atividades em janeiro deste ano para aproximar os futuros profissionais do mercado de trabalho, alinhando o desenvolvimento de projetos na área da Odontologia a preceitos de sustentabilidade, inovação e responsabilidade social.

O presidente da empresa, William Filipin, aluno do quarto ano de Odontologia, destaca a contribuição para o aprimoramento da prática profissional. “Por meio da empresa júnior, estamos tendo contato com temas como gestão financeira, precificação, marketing odontológico e outros conhecimentos que agregam e complementam o ensino técnico que temos na universidade. Além disso, também trabalhamos com a sustentabilidade, um tema atual e ainda pouco debatido no nosso meio de atuação”, destaca.

Para viabilizar o plano de expansão dos ecopontos, a empresa prevê parcerias com organizações institucionais do Setor Público e empresariais da iniciativa privada. A equipe já está articulando com a Prefeitura Municipal de Maringá para implementar o projeto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de escolas da rede pública.

“Estamos buscando parcerias para doação de escovas novas para as pessoas que fizerem o descarte no ecoponto”, comenta, destacando a expectativa para 50 novos espaços de descarte de escovas dentais até o final de 2022, contemplando várias regiões de Maringá.

Além dos ecopontos para o descarte de escovas dentais usadas, o planejamento anual da empresa prevê ainda o plantio de uma árvore a cada projeto finalizado e a distribuição de um e-book com dicas para os cirurgiões-dentistas, focado em promover a sustentabilidade por meio de práticas simples nos consultórios.

Serviço:

Clinica Odontológica da UEM

Endereço: Av. Mandacaru, 1550 – Centro, Maringá-PR

Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 11h20 e das 13h30 às 17h10