Franklin de Freitas

Logo depois do Carnaval, os sindicatos que representam servidores das universidades federais do Paraná convocarão assembleias para decidir se param no dia 18 março, quando acontecerá uma mobilização nacional, já aprovada durante o 39º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). O prazo para a realização da assembleias é 13 de março, segundo informações da Associação dos Professores da Federal (Apufpr).

Não só professores, mas técnicos e servidores em geral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) devem engrossar o coro do movimento.

No caso delas, há reivindicações próprias contra a defasagem salarial e a precarização do ensino (superior e nos institutos federais).
Em alguns estados, como Rio de Janeiro, universidades estaduais já deliberaram a favor da participação da paralisação do dia 18 e o mesmo pode acontecer no Paraná. Servidores das universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Oeste do Estado também devem definir o assunto após o feriado de carnaval em assembleia.