AEN

Cerca de 80% dos cursos das Universidades Estaduais do Paraná conquistaram as melhores notas na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 81 cursos avaliados, 17 obtiveram conceito 5 (máximo); 47 foram avaliados com nota 4 e 17 tiveram nota 3. A maior parte dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) avaliados Enade 2019 obteve as melhores notas quanto ao desempenho dos estudantes na prova — dos 28 cursos, 24 receberam os conceitos 4 e 5. A UFPR atingiu nota acima da média geral nacional em todos os cursos avaliados, mantendo assim a liderança estadual e de destaque nacional. Especificamente, foram avaliados 28 cursos da UFPR. Destes, 11 cursos ficaram com nota 5 e 13 cursos com nota 4. Apenas 3 cursos tiveram nota 3 (a média da avaliação) e a UFPR não teve nenhum curso avaliado com as notas mais baixas (1 ou 2).

Os resultados dessa edição do exame foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Inep avaliou 8.368 instituições públicas e privadas em todo o Brasil. Apenas 511 cursos, dos 8.188 avaliados, atingiram a nota máxima 5. Deste valor, 67% são universidades públicas.

Dos 81 cursos das universidades estaduais avaliados pelo Enade, 17 obtiveram conceito 5; 47 foram avaliados com nota 4 e 17 tiveram nota 3. “O resultado do Enade comprova a qualidade constante dos cursos de graduação das nossas universidades estaduais, formando cada vez mais profissionais e pesquisadores qualificados”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. Os cursos com a nota máxima da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Agronomia e Medicina no campus de Maringá, além de Engenharia Civil no campus de Umuarama.

Na Universidade Estadual de Londrina (UEL) o destaque foi para os cursos de Engenharia Civil, Agronomia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina Veterinária.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se destacou nos cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Farmácia. Já na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) os bacharelados em Agronomia, Medicina Veterinária e Educação Física foram os melhores classificados. O curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também conquistou nota máxima.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) somaram 5 cursos com conceito 4, entre eles Agronomia, Medicina Veterinária, Odontologia e Educação Física na UENP e Enfermagem na Unespar.

Veja as notas dos cursos da UFPR avaliados

Metodologia

 A prova, aplicada em 2019, avaliou o conhecimento de estudantes de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia e Odontologia.

O Conceito Enade é o indicador obtido a partir das notas dos estudantes na prova do Enade, que é composta por nota geral e nota específica. O resultado final de cada curso depende do desempenho dos graduandos. A nota final é enquadrada em um conceito que varia de 1 a 5.

O Enade é realizado anualmente e cada ano corresponde a uma etapa do ciclo avaliativo, que fecha em três anos. Neste ano, o exame engloba os cursos vinculados às áreas de avaliação do Ano I do Ciclo Avaliativo, que reúne bacharelados em engenharia e em ciências da saúde, além de cursos de tecnologia variados.

As áreas relativas ao grau de bacharel avaliadas foram: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia.

Já as áreas relativas ao grau de tecnólogo incluem: Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Segurança no Trabalho.