Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca (PMN) solicitou às empresas do transporte coletivo que seja mantida a operação normal, sem redução de frota e ônibus em Curitiba, como a Urbs havia inicialmente determinado. De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransp), as operadoras vão cumprir o pedido do prefeito.  “Vamos fazer todo esforço com a nossa força de vontade para evitar que a população seja afetada, são 1.285 ônibus que circulam diariamente na capital e na região metropolitana nas nove cidades conurbadas”, disse Greca. Uma reunião entre representantes da Prefeitura, sindicatos dos motoristas e cobradores, transportadoras e das distribuidoras vai avaliar a situação dos estoques de combustíveis. 

Medo de desabastecimento já lota postos de combustíveis de Curitiba

Paralisação dos caminhoneiros reduz frota de ônibus metropolitano na Grande Curitiba

Com falta de produtos, preços de verduras no Ceasa de Curitiba aumentam até 87%

As empresas afirmam que "seguem em contato direto com o poder público em busca de soluções para o problema da falta de combustíveis devido ao protesto dos caminhoneiros".

Durante a tarde, a Urbs anunciou que haveria redução da frota de ônibus a partir das 17 horas. A redução seria feira nos horários de pico a redução a redução é de 30% e nos demais horários, de 50% da frota. São considerados horários de pico: 6h30 às 8h30; 11h às 13h; 17h às 19h30; 21h30 às 23h. A informação foi desmentida pelo próprio prefeito no fim da tarde.

Reforço na segurança – O prefeito disse, em entrevista coletiva, que comunicou ao ministro da Segurança, Raul Jungman, a ocorrência de bloqueios na Linha Verde, na altura da fábrica da Mili, e também no Contorno Leste da cidade, que estão causando transtornos para a população. “Também pedi para a governadora Cida Borghetti e para o secretário de Segurança Pública, Julio Reis, força policial para garantir o abastecimento da frota de transporte coletivo", disse Greca. "Reconheço a legitimidade das manifestações, mas não posso aceitar que ela se transforme em uma semeadura de caos urbano.” Os bloqueios estariam prejudicando o abastecimento da Refinaria Getúlio Vargas (Repar) em Araucária.

Greca disse ainda que somente se não houver possibilidade de manter o abastecimento, a Urbs vai avaliar a possibilidade de redução da frota para garantir o funcionamento do sistema por mais tempo.

"Só depois da avaliação dos estoques de combustíveis é que nós vamos tomar decisões", disse.

Paralisação dos caminhoneiros reduz frota de ônibus metropolitano na Grande Curitiba

Medo de desabastecimento já lota postos de combustíveis de Curitiba; em Paranaguá, há gasolina em apenas um posto