Luiz Costa/SMCS(arquivo)

Curitiba poderá ter um aplicativo próprio para a frota de táxi da cidade e sem custo para o taxista. A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), que gerencia o serviço em Curitiba, lançou na semana passada uma concorrência pública para selecionar um sistema que possa ser usado pelos taxistas de forma única e similar aos aplicativos privados do mercado.
Além de oferecer mais comodidade para a população, a proposta da Urbs em ter um aplicativo próprio é melhorar a segurança e o controle da frota de táxi de Curitiba. A abertura das propostas será feita no dia 14 de dezembro, às 13 horas, na sede da Urbs, na Rodoferroviária de Curitiba.
“Na última década a tecnologia provocou mudanças significativas e irreversíveis seja para as relações de mercado e também no comportamento da população, por isso é preciso tirar partido dessas facilidades para se ter competitividade, especialmente nesse setor de transporte individual de passageiros”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia.
A adesão ao aplicativo da cidade será opcional para os cerca de três mil taxistas de Curitiba. A Urbs não terá receita com o aplicativo, nem custo. A licitação prevê uma margem máxima de até 7% sobre as corridas para o vencedor. Essa taxa é um dos critérios da licitação para definir o vencedor, quanto menor, mais pontos para o concorrente. O aplicativo deverá funcionar nos sistemas iOS, Android e web e integrado aos taxímetros, com um módulo gestor.