Os curitibanos começam a semana percebendo um número maior de carros pelas ruas da cidade e, a partir de quinta-feira, 14, o trânsito ficará ainda mais pesado com o fim das férias escolares. Alguns colégios particulares iniciam o ano letivo hoje. Já as aulas na rede estadual, que tem cerca de um milhão de alunos, começam na quinta-feira, 14. Na sexta, 15, é a vez das unidades municipais e seus mais de 140 mil estudantes.
A Urbs informa que os horários dos ônibus mudam a partir de hoje. Além das 26 linhas que tinham sido desativadas temporariamente nas férias e que voltam a circular, a quantidade de veículos e frequências das outras linhas retomam os horários normais.
Quem trafega por ruas próximas de colégios, especialmente nos horários de entrada e saída dos estudantes, nos períodos da manhã e da tarde devem ficar atentos. A fim de facilitar o fluxo dos carros, os pais devem respeitar a sinalização próximas às escolas e evitarem a formação de filas duplas.
Segundo a prefeitura, agentes da Superintendência de Trânsito estarão nas ruas para orientar o trânsito nos locais onde a probabilidade de formar fila seja maior. Além disso, estão programadas ações da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran) para conscientizar motoristas e crianças em relação ao trânsito próximo aos colégios.