Publicidade
Turismo Bem Paraná

Vaca atolada, peixe na cerâmica... veja oito festas em julho no Paraná

Festa do Boi no Rolete vai assar 45 bois em Marechal Cândido Rondon
Festa do Boi no Rolete vai assar 45 bois em Marechal Cândido Rondon (Foto: Divulgação)

O mês de julho não é só de férias, mas de muita festas pelo Paraná, uma boa chance de se divertir e ainda conhecer outros cantos do Paraná ou até mesmo a sua própría cidade.
Bem perto e já no próximo fim de semana tem a a Festa do Frango, Polenta e Vinho em Curitiba, e também a festa do Pinhão, em São José dos Pinhais.
Mas pelo interior, o calendário de festas segue o mês todo. Em Guarapuava, tem o Festival de Inverno Gastronômico, em Bituruna e Salgado Filho, tem Festa do Vinho, Mas também ten festa da Vaca Atolada e do Boi do Rolete. Mas que não gosta de carne, ainda tem a festa do Peixe na Cerâmica.
O turismo Bem Paraná separou sete festanças que acontecem no mês de julho no Estado. É só escolher e se preparar para muita dança e muita comida, da boa.


Eventos pelo Paraná

1) Em Curitiba, festa tem frango, polenta e vinho
A tradicional Festa do Frango Polenta e Vinho de Santa Felcidade, em Curitiba, acontece de amanhã até domingo no Bosque São Cristóvão. São vinhos, Geléias Caseiras,macarrão, Frango a Passarinho, Polenta, Risoto, Churrasco de festa e saladas diversas, além de apresentações de grupos folclórico e músicas típicas da Itália. A primeira Festa da Uva de Santa Felicidade foi realizada em 1959.
Mais informações: http://www.festadofrangoepolenta.com.br/


2) Em São José dos Pinhais, Festa do Pinhão está de volta
A mais famosa festa popular de São José dos Pinhais está de volta: nos dias 5, 6 e 7 de julho acontece a 17ª edição da Festa do Pinhão, que reunirá em grande estrutura no Caminho do Vinho shows de artistas nacionais e regionais, praça de alimentação, parque de diversão e exposições culturais. Como em edições anteriores é esperado público de mais de 20 mil pessoas por noite. As atrações nacionais desse ano são: Jerry Smith, Jeann e Julio, Alok, Hugo e Tiago, e Marcos e Belutti A Festa será realizada na Rua Júlio Cesar Setenareski, distante 1 km do Portal de Entrada do Caminho do Vinho, na Colônia Mergulhão.
Mais informações: www.sjp.pr.gov.br/


3) Festival em Guarapuava tem até Quirera desconstruída
Neste ano, o Festival de Inverno Gastronômico de Guarapuava terá diversas atrações, entre elas a apresentação de 16 pratos produzidos por chefs de Guarapuava, Candói e Cantagalo que trarão a origem, história de criação e contexto regional. Haverá também a 1º edição do Festival de Cervejas Artesanais, com 30 rótulos de cervejas produzidas em Guarapuava; Arena Gastronômica, a 7ª Feira Regional da Agroindústria e atividades culturais. O evento será de 12 a 14 de julho, no Parque do Lago. Destaque ainda para o chef Tales Pacheco. Ele foi campeão no Outono Gastronômico, em julho do ano passado, com a Quirera Desconstruída, prato que levava ingredientes regionais como a erva-mate.
Mais informações: http://www.guarapuava.pr.gov.br/


4) Bituruna tem até balada do vinho
Bituruna está em polvorosa para a 11ª Festa do Vinho nos dias 13 e 14 de julho. No dia 13, a partir das 23h, acontece a tradicional Balada do Vinho. Na edição de 2019 são três atrações que animam a noite: Banda Sttagio Final; Gustavo Toledo e Gabriel; e DJ Gui Nobrega. No dia 14, o show de encerramento fica por conta do grupo Tchê Chaleira, às 17h. Os ingressos estão disponíveis na Prefeitura de Bituruna, Panificadora Bipão e pelo site www.ingressonacional.com.br. Na abertura oficial do evento, no dia 12 todas as atrações são gratuitas. Os ingressos variam de R$ 25 a R$ 120.
Mais informações: https://www.facebook.com/11festadovinho/


5) Evento em Salgado Filho terá vinho, queijo, salame, graspa e defumados
Evento de caráter agroindustrial, com exposição e comercialização de quase uma centena de itens de produtos coloniais produzidos por cerca de 30 agroindústrias. O destaque fica por conta do vinho, queijo, salame, copa, açúcar mascavo, cachaça, graspa, vinagre, produtos defumados de suíno, doces e salgados e o artesanato, entre outros produtos. A festa recebe milhares de visitantes. Além disso, acontece a feira comercial e industrial, mostrando o potencial do comércio e indústria da região. festa será de 12 a 14 de julho.
Mais informações: http://www.festadovinhoedoqueijo.com.br/


6) Michel Teló é atração da 22ª da Festa da Vaca Atolada, em Boa Esperança
A Festa da Vaca Atolada de Boa Esperança está confirmada para 28 de julho. O prefeito Zé do Caixão, juntamente com a comissão organizadora, aliás, já anunciou a presença do renomado cantor, Michel Teló, para 22ª edição da festa. Nos próximos dias, a programação completa da grande festa estará sendo anunciada, assim como a venda dos convites. A estrela da festa é, no entato, o prato típico da região.
Mais informações: https://www.facebook.com/BoaEsperancaPR/


7) Festa do Boi no Rolete vai assar 45 bois em Marechal Cândido Rondon
Está confirmada a 40ª Festa Nacional do Boi no Rolete, de Marechal Cândido Rondon, no dia 28 de julho, integrando a programação da Expo Rondon 2019. Na a edição deste ano, serão assados 45 bois, três a mais que no ano passado. Cada boi pesará em média 300 quilos, totalizando 13.500 quilos. Tudo começou em 1978, quando Ariovaldo Luiz Bier ocupava o cargo de vereador, teve a ideia de assar um boi inteiro na comunidade rural de Novo Horizonte, em Marechal Cândido Rondon-PR. O prato originou a Festa Nacional do Boi no Rolete, comemorada perto do dia 25 de julho, em razão do aniversário do município.
Mais informações: marechalcandidorondon.atende.net/



8) Em Fênix, a festa é do Peixe na Cerâmica
O prato típico de Fênix, criado pela Lei Municipal n. 008/2000. Servido ocasionalmente em eventos diversos, sendo obrigatório na festa da Cidade, realizada sempre no mês de julho, pois dia 25 é comemorado o aniversário de Emancipação política do Município. O peixe é preparado em cumbucas de cerâmica, com os melhores ingredientes (peixe pintado, azeite de dendê, leite de coco, legumes e diversos temperos), que vai a churrasqueira, construída especialmente para o seu preparo, com acompanhamento de arroz branco, pirão com o caldo do pintado e salada de almeirão com bacon. de 25 a 27 de julho na Praça Concórdia.
Mais informações: https://www.facebook.com/F%C3%AAnix-PR-226673450805621/

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES