“Quarentões”

Vacinação de 4ª dose para os de 40 anos deve começar no dia 30

Semana tem vacinação do 2º reforço para profissionais da saúde
Semana tem vacinação do 2º reforço para profissionais da saúde (Foto: Hully Paiva/SMCS)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba segue o Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. A partir do anúncio do Ministério da ampliação da imunização do 2º reforço para a população entre 40 e 49 anos, a SMS está se organizando para vacinar com essa dose também essa faixa etária.

A convocação será iniciada logo após finalizado o chamamento dos profissionais de saúde, no dia 29 de junho. O cronograma, que será divulgado em breve, será feito de forma escalonada a partir do dia 30 de junho.

Neste momento, a Prefeitura de Curitiba convoca 89 mil profissionais da saúde para receber o 2º reforço da vacina anticovid – equivalente à 4ª dose para os vacinados no esquema básico com Pfizer, Astrazeneca e Coronavac e à 3ª dose para os vacinados no esquema básico com Janssen. A convocação acontecerá de forma escalonada desde ontem.

O chamamento é direcionado aos profissionais de saúde que moram em Curitiba ou trabalham em estabelecimentos da área na capital mas ainda não receberam o 2º reforço nos locais onde atuam.

A vacina está disponível em 107 unidades de saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os endereços estão no Portal Imuniza Já.

Para receber o segundo reforço, é preciso ter o intervalo 120 dias desde o primeiro reforço. Quem teve covid-19, também deve aguardar 30 dias desde o início dos sintomas para tomar a nova dose. Na semana passada a Saúde terminou a vacinação da faixa etária de 50 a 59 anos.

Curitiba tem mais quatro mortes causadas pela Covid-19, segundo boletim

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, ontem, 1.035 novos casos de Covid-19 e quatro óbitos. Até o momento, foram contabilizadas 8.349 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Com os novos casos confirmados, 484.429 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19. Eram 6.660 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Paraná — A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou ontem mais 4.192 casos confirmados e 23 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.589.301 casos confirmados e 43.356 mortos pela doença.

Brasil — O Brasil registrou, ontem, 72.049 novos casos de Covid-19 e 365 mortes pela doença. O total subiu para 31.962.782 casos e 669.895 óbitos desde o início da pandemia. Os dados são do Ministério da Saúde.