Governo do Estado de São Paulo – Carregamento da vacina chinesa para testes chegou ao Brasil ontem

Importantes pesquisas de vacinas contra a Covid-19 divulgaram os promissores resultados de seus testes, nesta segunda-feira (20). A vacina experimental para a Covid-19 da AstraZeneca, desenvolvida na Universidade de Oxford, indicou que é segura e produziu resposta imune em ensaios clínicos iniciais em voluntários saudáveis, segundo informaram cientistas da instituição. Os testes desta vacina têm participação do Brasil.

Um outro projeto, da China, mostrou-se seguro para pacientes e provocou uma resposta imune significativa, de acordo com os resultados publicados também ontem. As farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que também estudam uma vacina contra a Covid-19, anunciaram ontem resultados positivos nos estudos alemães da profilaxia.

Os resultados ainda preliminares causaram um clima de esperança no mundo, ainda que a produção em massa de qualquer uma delas ainda seja uma incógnita. Pode ocorrer no final do ano, ou levar ainda mais tempo. De qualquer forma, os resultados abrem uma perspectiva positiva para o mundo.

R$ 100 milhões

Diante deste quadro, o Governo do Estado apresentou, ontem, uma emenda ao projeto de lei 248/2020, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2021, para alocar R$ 100 milhões no caixa da Secretaria de Saúde para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus.

A iniciativa foi determinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e apresentada para a Assembleia Legislativa para assegurar recursos para a compra futura da medicação. “Estamos trabalhando com planejamento e nos antecipando. É mais uma medida para proteger os paranaenses”, afirmou o governador.

De acordo com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, a expectativa é que a vacina esteja disponível no início de 2021 e, nesse quadro, o Paraná já estará apto a iniciar o processo de aquisição.

Boletins

A notícia do avanço das pesquisas pela vacina acontece num momento em que os casos de Covid-19 no Paraná e em Curitiba ainda não deram sinal de recuo significativo.

O Paraná atingiu nesta segunda-feira a marca de 55,2 mil casos e 1.338 mortes pela doença. Em Curitiba, o total de casos se aproximou de 14 mil, além de 339 óbitos confirmados, a maioria em julho.


Boletins da Covid-19 no dia 20 de julho

Curitiba
Novos casos 537
Mortes 19
Total
Casos 13.935
Mortes 339

Paraná
Novos casos 1.268
Mortes 31
Total
Casos 55.294
Mortes 1.338

Brasil
Novos casos 20.257
Mortes 632
Total
Casos 2.118.646
Mortes 80.120