A reforma do secretariado do governo Beto Richa (PSDB) pode criar uma saia justa para a Câmara Federal. Isso porque a nomeação do deputado federal Valdir Rossoni (PSDB) para a Casa Civil pode abrir uma vaga no Legislativo federal para o suplente de deputado Osmar Bertoldi (DEM). Bertoldi é o primeiro suplente da coligação que apoiou Richa. E está preso no Complexo Médico de Pinhais desde o último dia 25, acusado de agressão a uma ex-noiva e de violação da decisão judicial que o proibia de se aproximar dela. Como não foi condenado em última instância, teoricamente, o político do DEM teria direito de assumir o cargo, mesmo preso.

Desembarque
O PSB do deputado federal e ex-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, recebe amanhã a filiação dos quatro deputados estaduais do PMDB que apoiam o governo Beto Richa na Assembleia Legislativa, e estão deixando a legenda por desentendimento com o presidente da Direção Estadual do partido, senador Roberto Requião (PMDB). O grupo inclui o líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli, Alexandre Curi, Artagão Júnior e Jonas Guimarães.

Comemoração
Requião comemorou ontem o desembarque dos parlamentares aliados do governo tucano. Agora sim! PMDBPR de cara limpa.Queremos ladrões da educação, do fisco e pedófilos na cadeia! Apoiadores do Richa saíram do partido. Aleluia, comentou o senador, pelo twitter.

Campanha salarial
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) apresenta hoje, na sessão da Câmara Municipal, a pauta de reivindicação da categoria para 2016. As reivindicações incluem aumento de 15%, pisos salariais por nível de formação, revisão do plano de carreira, além de regras específicas para o instituto de previdência da Capital, novos concursos públicos e uma política de medicina ocupacional. A coordenadora geral do sindicato, Irene Rodrigues, e a coordenadora de comunicação, Soraya Zgoda, representarão a entidade no Legislativo. O sindicato agrupou as reivindicações em um documento chamado Campanha de Lutas 2016, que será distribuído aos parlamentares na ocasião.

Reajuste
Além das seis pautas gerais, serão apresentadas reivindicações específicas para a Saúde, aposentados, inspetores de escola, polivalentes, Fundação Cultural de Curitiba, Fundação de Assistência Social, fiscais, agentes administrativos, professores da Educação Infantil e temas relacionados à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Em 2015, o projeto de lei com o reajuste de 7,68% para os funcionários efetivos foi encaminhado ao Legislativo depois da data-base (31 de março) e aprovado pelos vereadores no dia 29 de abril (leia mais) – com efeito retroativo a 1º de abril. Nesse porcentual, 6,54% era a inflação calculada pelo IPC, mais o aumento de 1,14% para efetivos, aposentados e pensionistas.

Carro elétrico
Na quarta-feira, os vereadores votam projeto que institui a política municipal de incentivo ao uso de carros elétricos ou movidos a hidrogênio. A proposta do vereador Bruno Pessuti (PSC), tramita desde junho de 2014 e aguardava votação em primeiro turno desde novembro do mesmo ano. A matéria estabelece como incentivo ao uso dos carros sustentáveis a devolução da quota-parte do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Se aprovado o projeto, o benefício será restrito aos veículos leves com valor inferior a R$ 150 mil e veículos pesados com valor inferior a R$ 500 mil (declarados em nota fiscal). A devolução refere-se somente aos cinco primeiros anos de tributação sobre o veículo.