Uma das regiões mais impressionantes do Brasil é a capital da Bahia: Salvador. Ir a Salvador é poder contemplar diante dos olhos as praias magníficas, festas culturais, construções cheias de vida e cor. E mais: saborear a culinária baiana em feiras, restaurantes, festivais e casas de hospedagem. O tempero possui traços marcantes que jamais serão esquecidos.

Durante o carnaval, a capital é tomada por milhares de pessoas todos os anos. Levantando a dúvida entre os turistas: Vale a pena viajar para Salvador na Alta Temporada? Bem, uma coisa é certa, independente da época do ano, sempre há muitas atrações para aproveitar. Faça frio ou faça sol. E o calor humano, a simpatia do povo baiano é gratuita, e vai de janeiro a janeiro.

Segundo a pesquisa da SSP-BA, cerca de 16,5 milhões de pessoas circularam pelas ruas de Salvador no carnaval de 2020. No período pré-pandemia. Mas com o avanço da vacinação em todo o território nacional, as agências de turismo têm registrado um aumento da procura por pacotes de viagem. Antes de planejar o passeio, é indispensável preparar um bom roteiro com dados dos especialistas.

Quer ir a Salvador? Está preocupado(a) com a lotação? Veja o que precisa saber sobre o assunto. Vale a pena viajar para Salvador na Alta Temporada?

Quando ir a Salvador?
Quem planeja viajar para Salvador certamente quer usufruir de cada momento, de cada lugar e sensação. Como deixar de ir à capital quando a cultura “ferve mais”, quando ela alcança o seu ápice? Pois é. É praticamente impossível deixar de ir a Salvador mesmo em período de alta temporada.

Sendo assim, o momento do ano mais aconselhado é entre os meses de dezembro e março; especialmente no carnaval. Além das festas de rua, o visitante pode se encantar com as melhores praias da região. Como a Praia do Forte, a Praia Stella Maris, a Praia de Ondina e a Praia de Itapuã.

Abril, maio e junho costumam ser meses chuvosos, causando algumas enchentes e alagamentos. Por este mesmo motivo, fica meio difícil desfrutar dos passeios.

Quando o assunto é Réveillon, a rede de hotelaria fica sobrecarregada, afinal, é encantador virar o ano na capital baiana. Muitas pessoas vão até as praias fazer os seus pedidos e vislumbrar o cenário natural.

Época menos movimentada para ir
Se o objetivo principal consiste em curtir as praias e as ruas sem muito tumulto, chuva ou fora do carnaval, tem a época menos movimentada para ir. Depois das férias de julho e do mês de agosto, chega a primavera. Com ela, as cores e seu calor retornam para receber os visitantes com muita alegria.

Com isso, podemos constatar que ir até Salvador em setembro, outubro e novembro é uma ótima pedida. Geralmente nessa época os custos estão mais baixos, por ser fora da alta temporada. Possibilitando mais passeios, hotéis e ambientes com mais espaço, tudo com preços mais em conta. Dessa maneira dá para apreciar bem a viagem na Bahia.

Quais são as festas em Salvador na Alta Temporada?
Se está se perguntando se vale a pena viajar para Salvador na Alta Temporada, pense bem nas festas. Como já se sabe, a Bahia é famosa pelo festas, comidas típicas e muita alegria, assim como suas festas imperdíveis.

Durante o carnaval, os turistas ficam maravilhados com os festivais de verão. Estes que são reverenciados por bandas e cantores famosos.

Entre as festas mais cultuadas da região, tem as festas de largo. A principal delas é a Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim, uma procissão inspiradora e irreverente. Tem também a festa no mar, que acontece no dia 2 de fevereiro, saudando as crenças religiosas ligadas à Iemanjá.

Além disso, o calendário traz a festa de Santa Bárbara, em 4 de dezembro, e a de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no dia 18 do mesmo mês. Uma dica interessante para já começar a se preparar para o Réveillon em Salvador.

Viu como vale a pena encarar Salvador na Alta Temporada? Para viajar com tranquilidade e sem imprevistos, leia sobre os principais destinos nacionais no portal Viagem Club.