SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma semana após reclamar da atuação do VAR (árbitro assistente de vídeo) na partida de ida das quartas de final do Paulista e criticar a Federação Paulista de Futebol (FPF), o Palmeiras teve um pênalti a seu favor desmarcado com o uso da tecnologia.


A situação aconteceu neste sábado (30), no jogo de ida da semifinal do Paulista contra o São Paulo, no Morumbi, que terminou empatado em 0 a 0.


Aos 37 minutos do primeiro tempo, o time alviverde poderia ter aberto o placar após o árbitro Vinícius Furlan marcar pênalti de Reinaldo em Dudu. Ele viu empurrão do jogador do São Paulo nas costas do atacante palmeirense.


Alertado pelo árbitro de vídeo Raphael Claus, o juiz foi conferir o lance no monitor na beira do gramado e, ao retornar, voltou atrás na marcação.


As imagens da transmissão do canal Premier mostraram toque leve do lateral são-paulino no palmeirense, que já caia antes mesmo de ser tocado.


No primeiro jogo das quartas de final contra o Novorizontino, os palmeirenses se revoltaram pela não anulação do gol da equipe do interior no empate em 1 a 1. Os jogadores do Palmeiras reclamaram de um toque de mão de Murilo Henrique no início do lance.


Naquela ocasião Raphael Claus, que no jogo contra o São Paulo atuou como VAR, era o árbitro de campo e, após conversa como o árbitro de vídeo, não foi ver o lance no monitor ao lado do campo.


“Qual o motivo de ele não ter ido lá ver o monitor dele? […] Em lances de dúvida o árbitro tem toda a autonomia para ir lá verificar”, disse Fernando Prass após aquele jogo.


A utilização do VAR na fase de mata-mata do Campeonato Paulista foi implementada neste ano pela FPF.


Mas não foi só o Palmeiras que teve um lance capital anulado pela arbitragem na semifinal deste domingo. O São Paulo teve um gol invalidado pelo árbitro -sem a participação do árbitro de vídeo.


Aos 7 minutos do segundo tempo, Igor Gomes cruzou para a área, Bruno Alves cabeceou para o meio da área e Arboleda, novamente de cabeça, colocou a bola dentro do gol.


O árbitro, no entanto, viu que Bruno Alves se apoiou no lateral palmeirense Marcos Rocha antes de cabecear e anulou o gol são-paulino.


Após o empate sem gols no Morumbi, Palmeiras e São Paulo voltam a se enfrentar no domingo (7), às 16h, no Allianz Parque. Quem vencer fica com a vaga na final do Paulista.


Novo empate leva a decisão para a disputa de pênaltis.


SÃO PAULO


Tiago Volpi; Hudson, Bruno Alves, Anderson Martins (Arboleda) e Reinaldo; Luan e Liziero; Antony, Igor Gomes (Nenê) e Everton Felipe (Everton); Pablo.


T.: Vagner Mancini


PALMEIRAS


Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Edu Dracena, Antônio Carlos e Victor Luís (Diogo Barbosa); Bruno Henrique e Felipe Melo; Gustavo Scarpa, Ricardo Goulart (Lucas Lima) e Dudu; Deyverson.


T.: Luiz Felipe Scolari


Árbitro: Vinícius Furlan


Assistentes: Marcelo Van Gasse e Danilo Simon Manis


Público/Renda: 43.202 total/R$ 1.809.853,00


Cartão amarelo: Felipe Melo, Victor Luís, Marcos Rocha e Gustavo Scarpa (PAL); Luan, Liziero e Arboleda (SAO)