SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Anderson Varejão é o terceiro brasileiro campeão da NBA. O ala-pivô jogou pelo Golden State Warriors na última temporada, mas foi dispensado antes da final.
Mesmo assim, a franquia resolveu presenteá-lo com um anel, honraria dada aos jogadores que chegam ao título da liga profissional americana de basquete.
“Há umas duas semanas, recebi uma ligação do Golden State e me disseram que havia sido feita uma votação entre jogadores e comissão técnica, e decidiram que seria merecido que eu recebesse o anel de campeão, pelo tempo que passei com eles. Esse reconhecimento, esse carinho deles, me deixa orgulhoso e honrado”, disse Varejão.
“Vou aceitar esse anel, que representa muito mais do que um título para mim, representa a nossa história juntos, todos os momentos que passei com eles. Gostaria de agradecer a todos, franquia, jogadores, técnicos, aos fãs, e a todos que me acompanham no dia a dia, pelo carinho e pelos pensamentos positivos”, completou.
Franquias da NBA têm a opção de presentear todos os jogadores que fizeram parte da campanha da temporada em que foram campeãs. Em reunião feita por diretoria, comissão técnica e franquia dos Warriors, ficou decidido por unanimidade que o anel seria oferecido para o brasileiro.
Varejão foi dispensado pelos Warriors dia 3 de fevereiro, meses antes de a franquia vencer o Cleveland Cavaliers por 4 a 1 na final da NBA e se sagrar pentacampeã da NBA, conquistando seu terceiro título em dois anos.
Campeões da NBA em 2016, os Cavaliers também haviam oferecido o anel para Varejão, que também foi dispensado antes dos playoffs naquele ano. No entanto, como o brasileiro estava nos Warriors, que foram derrotados na final, ele achou melhor não aceitar a honraria.
Antes de Varejão, mais dois brasileiros foram campeões da NBA: Tiago Splitter, pelo San Antonio Spurs em 2014, e Leandrinho, pelo Golden State Warriors em 2015.