SMCS

Para receber o auxílio que o governo federal está disponibilizando às pessoas em vulnerabilidade devido à pandemia do coronavírus, os moradores de Curitiba devem seguir as seguintes orientações.

Terão direito ao benefício os trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), contribuintes individuais do INSS e desempregados que se enquadrem na lei.

O valor do auxílio será de R$ 600 por pessoa, sendo que no máximo duas pessoas podem ser contemplados por família. As mulheres chefes de família têm direito a receber o benefício em dobro, podendo receber R$ 1.200. O repasse dos recursos será feito a partir dos bancos federais, como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e com o auxílio das lotéricas e agências dos Correios.

Quem já recebe o Bolsa Família vai passar a receber de forma automática o benefício de maior valor, sem precisar fazer nenhuma opção e o pagamento segue o calendário (imagem abaixo). Para o mês de abril o auxílio começa a ser pago a partir do dia 16.

Para quem já tem Cadastro Único e não é beneficiário, o governo federal automaticamente utiliza os dados para verificação e quem estiver dentro dos critérios também vai ser selecionado e terá direito ao auxílio. O calendário de pagamento para quem estiver nesse grupo ainda será divulgado pelo governo federal.

Quem não faz parte do Cadastro Único também poderá ser contemplado, a partir de um sistema digital que está em fase de implementação. O aplicativo para celular deve ser liberado nesta terça-feira, 7/4, nas plataformas Android e IOS. Após efetuar o cadastro na plataforma, os dados serão checados e estando dentro do perfil, o benefício será liberado 48h após a aprovação.

“Quem não tem o cadastro precisa aguardar o sistema digital, esta é a única forma de registro, por isso não adianta ir nas agências bancárias nem nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), neste momento”, diz Denise Ferreira, coordenadora do Cadastro Único, em Curitiba.

Neste período de distanciamento social, imposto pela pandemia, o atendimento do Cadastro Único está sendo realizado apenas por agendamento prévio, através dos telefones 3350-3570 / 3250-7672 e 3250-7955, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

É preciso estar atento com as notícias e sites falsos, que estão sendo criados e disseminados pelo WhatsApp para tentar obter dados dos beneficiários. Nunca forneça dados pessoais para qualquer pessoa ou site que fale em nome do benefício.