Arquivo Bem Paraná

A Lua, que parece maior e tempos em tempos, está sujeita a leis gravitacionais da órbita da terra. Quando ela fica maior é porque ela atinge o perigeu: ponto da órbita mais próximo da Terra. Esse fenômeno recebe o nome popular de Superlua – e a melhor desta ano ocorre nesta terça-feira (19). A princípio, alguns paranaense poderão ver a Superlua e até mesmo em Curitiba ela pode ficar aparente por alguns minutos a julgar as previsões do Simepar, que são de calor e pancadas de chuva ao longa da tarde. 

O termo superlua foi criado em 1979 e é usado para resumir a união do perigeu com a Lua cheia. “Em 19 de fevereiro, a Lua estará cheia apenas seis horas após atingir o perigeu, e será a maior e mais brilhante Lua cheia do ano. Uma outra Superlua também ocorreu em janeiro com um perigeu um pouco mais distante, a 14 horas da Lua cheia”, disse Mitzi Adams, astrônomo da agência espacial americana (Nasa).

Quem gosta de observar o céus poderá fotografar o fenômeno, mas para que as fotos fiquem boas é importante seguir alguns conselhos. Veja as dicas:

1. Luz

A Lua é um corpo celeste muito brilhante, e como na maioria das vezes ela é fotografada durante a noite, é comum que o celular faça uma medição geral do quadro (onde 90% do espaço está escuro). Por isso, a Lua vira um borrão de luz branca. Para evitar isso, a medição do celular deve se posicionada sobre Lua. Se for um iPhone, o quadradinho deve ficar sobre o satélite. No Android, é um círculo. Se o elular oferecer a opção de posicionar o foco em um ponto infinito, habilite-a. 

2. Horário

Para que a foto não seja apenas um fundo preto com uma bolinha branca o ideal é fotografá-la antes que o céu esteja totalmente escuro. Um bom horário é o momento do crepúsculo, quando o céu ainda está relativamente claro e a Lua já está alta e grande.

3. Enquadramento

As fotos ficam mais interessantes quando vão além da Lua. Por isso, na composição vale incluir pessoas, árvores, pássaros ou outros elementos. Do alto, vale focar a lua com a cidade na composição.

4. Configuração

O melhor é a utilizar a maior resolução disponível no aparelho. Se puder escolher também a quantidade da imagem deixe sempre a opção com menor compressão. Apesar dos arquivos ocuparem mais espaço na memória, vale a troca por imagens com mais detalhes e menos ruídos causados pela compressão. Se o seu celular possuir a opção de fazer imagens com HDR, acione-a. 

5. Acessórios

Por cerca de R$ 80 é possível comprar um adaptador de lente teleobjetiva para o celular. Essa lente aumenta o poder do ‘zoom’ do aparelho. 

6. Luminosidade

Reduza a luminosidade para ressaltar os traços da Lua e suas cores. Tanto em iPhone quanto em Android, é só deslizar a bolinha que aparece do lado do quadradinho ou da bolinha.

7. ISO

Se o celular selecionar opções manuais de fotografar, opte por diminuir ao máximo o ISO, que determina a sensibilidade da câmera. 

8. Modo contínuo

Diversos celulares permitem que se tirem várias fotos em sequência enquanto se segura o botão de disparo. Esse recurso pode ser utilizado para evitar fotos tremidas.

9. Selfies/Retratos

Selfies não são uma boa ideia pela baixa qualidade da câmera frontal da maioria dos telefones.  A pessoa irá virar um borrão e a lua um ponto de luz estourado.