Publicidade
Na Capital

Veja o que dá para fazer de graça em Curitiba na semana do Natal

(Foto: Divulgação)

Você sabia que na semana do Natal Curitiba ainda oferece muitas atrações? Confira algumas sugestões e na dúvida, acesse nosso site (www.curitibadegraca.com.br) e encontre outras dicas.

Confira algumas sugestões de eventos gratuitos em Curitiba de 23 a 29 de dezembro:

Exposição "Quem é o homem do Sudário?"

A exposição “Quem é o homem do Sudário” apresenta um dos assuntos mais debatidos e pesquisados da história da humanidade. No Ventura Shopping, os visitantes poderão ver painéis com estudos científicos e o percurso histórico do Santo Sudário - tecido de linho que, supostamente, envolveu o corpo de Jesus Cristo quando foi tirado da cruz. Réplicas de objetos utilizados em sua morte também estão disponíveis, como a tumba, os pregos colocados nas mão e nos pés de Jesus, a coroa de espinhos, a lança, em tamanho original, que perfurou o coração de Cristo, e uma escultura em cobre, em tamanho real do Homem do Sudário. A exposição no Ventura Shopping já atraiu mais de 1,2 milhão de pessoas por todo o mundo, e funciona até 31 de dezembro no setores verde e azul do empreendimento

Endereço: R. Itacolomi, 292 - Portão.

 

Papai Noel no Shopping Jardim das Américas

Até o dia 6 de janeiro, no Shopping Jardim das Américas, os clientes poderão aproveitar o Parque da Família do Erastinho. A atração contará com atrações gratuitas com diversos brinquedos e uma área paga com carrossel e trenzinho. A renda das atrações pagas será revertida integralmente para a construção do primeiro hospital oncopediátrico do Sul do país, o Hospital Erastinho. Os clientes também poderão presentear as crianças em tratamento no Hospital Erasto Gaertner com a doação de brinquedos novos – a instituição de saúde fará a distribuição aos pacientes da Ala Pediátrica. E para as crianças que ainda não visitaram o Papai Noel, ele estará no shopping recepcionando os pequenos até o dia 24 de dezembro.

 

Saúde acessível

Uma campanha está oferecendo mil atendimentos gratuitos em diversas especialidades durante o mês de dezembro em Curitiba e Região Metropolitana. O “Médicos do Bem” é uma iniciativa de um grupo de médicos, clínicas e hospitais em parceria com a Medibook, plataforma criada por uma startup para facilitar o acesso da população aos cuidados básicos, promover saúde e evitar o agravamento de doenças.

Cada paciente poderá realizar apenas uma consulta no mês. Os agendamentos serão liberados semanalmente, com 250 vagas por semana. Entre as especialidades já oferecidas estão clínica geral, ginecologia, otorrinolaringologia, pediatria, e outras. A quantidade de consultas por especialidade é limitada conforme a disponibilidade de cada médico. Caso haja uma procura muito grande, será criada uma lista de espera.

As consultas podem ser marcadas por meio do site www.medicosdobem.org.br, por onde é necessário fazer um cadastro prévio.

 

Bienal nos terminais de ônibus 

A 14ª Bienal Internacional de Curitiba tem as “Fronteiras em Aberto” como tema principal de suas exposições, propondo uma desconstrução das noções de fronteiras. Pensando em levar a arte contemporânea para fora dos limites tradicionais dos museus e galerias, surgiu a Bienal no Ônibus, uma grande mostra de videoarte realizada em 22 terminais e 1.290 ônibus de circulação urbana da capital paranaense e Região Metropolitana.

Até 1º de março, está em exibição a mostra “Eutimia”, com curadoria de Flávio de Carvalho, que busca proporcionar aos passageiros da linha de transporte metropolitano de Curitiba a sensação de calmaria em meio ao caos urbano por meio de videoar¬tes experimentais originárias da internet. Os artistas reunidos nesta mostra são Michele Schiocchet, Kevin Lustgarten, RenderBurger, Erik Winkowski e Lilian Döring.

Mais informações na página do Facebook, no perfil do Instagram ou no Twitter da Bienal de Curitiba.

 

Museus abertos

Os museus do Governo do Estado estão abertos para visitação em horário especial até o dia 29 – com exceção de segunda, quando estão fechados. Quem busca uma programação cultural em Curitiba pode aproveitar a época para conhecer os espaços expositivos do Estado ou mesmo revisitá-los.

 

Novas exposições

A exposição Ephemera/Perpétua ocupa três salas do andar superior do prédio histórico do Museu Paranaense (MUPA). Multidisciplinar, a mostra reúne cerca de 180 peças do acervo do museu e instituições parcerias, apresentando um conjunto de exsicatas, pinturas, fotografias, vídeos, zoólitos milenares, livros, manuscritos, além de plumárias, adornos e lanças de diferentes etnias indígenas. É possível conferir também: Ocupação do território paranaense; Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense; Imigração no Paraná; Igrejas ucranianas no Paraná; Em foco: Iria Corrêa e Aproximações: ucranianos e poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná, do fotógrafo João Urban.

Curitiba Museu Paranaense Rua Kellers, 289/ (41) 3304-3300

 

Museu da Imagem e do Som 

Recém-inaugurada, a exposição Ilhas da Imaginação, do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), faz um recorte no acervo tridimensional da instituição, composto por mais de mil itens, entre câmeras fotográficas, filmadoras, moviolas, toca-discos, vitrolas, televisões, projetores e muitos outros equipamentos ligados às áreas de cinema, fotografia, rádio e televisão. A mostra propõe um percurso que parte desse acervo, passa por dados históricos, técnicos e curiosidades, fomentando a imaginação ao guiar o visitante pelas memórias de cada objeto.

Museu da Imagem e do Som do Paraná Rua Barão do Rio Branco, 395/ (41) 3232-9113

 

Mostras permanentes

Vivenciar o cotidiano do artista norueguês Alfredo Andersen é a experiência que o visitante pode experimentar no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA). O espaço exibe parte do acervo do pintor, além de objetos e documentos da escola-ateliê.

Museu Casa Alfredo Andersen Rua Mateus Leme, 336 / (41) 3222-8262

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES