Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

Com o objetivo de reduzir as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente, por meio da Vigilância em Saúde e do Departamento de Serviços Especiais, fizeram uma revisão das condutas em caso de morte confirmada ou por suspeita de covid-19.

As novas regras estão no Decreto 523, de 9/4, da Prefeitura Municipal de Curitiba. Além de reforçar as barreiras para evitar a transmissão, elas agilizam o processo de atendimento das famílias e favorecem o monitoramento dos casos da doença.

Entre as determinações, estão a obrigatoriedade de informação oficial sobre a suspeita ou confirmação da infecção às famílias e ao Serviço Funerário Municipal pelo emitente das Declarações de Óbito. Também deve ser feita a orientação da necessidade de quarentena entre os familiares.

Nos casos de morte ou suspeita por covid-19, o caixão será fechado pela funerária e não poderá mais ser aberto. Dessa forma, há uma barreira física para eventual transmissão do vírus. A fim de evitar aglomerações, as despedidas devem ser curtas e ambiente ao ar livre, pouco antes do sepultamento, que deve acontecer no mesmo dia do óbito.

“Os velórios e enterros são sempre momentos de dor para as famílias e amigos”, diz a diretora de Serviços Especiais, Clarissa Grassi. “Mas no momento em que a cidade enfrenta uma pandemia, é necessário que tomar precauções extras para evitar que as despedidas acarretem mais casos de doença”, completa.

Procedimentos
Fica proibida a realização de procedimentos de tanatopraxia (prática de conservação do corpo, serviço facultativo) e translado do corpo para outras cidades (exceto quando for para alguma cidade da Região Metropolitana de Curitiba).

Demandas religiosas específicas deverão ser previamente acordadas junto à Diretoria do Departamento de Serviços Especiais.

Velórios sem suspeita
Velórios de falecimentos sem suspeita de covid-19 devem ter, no máximo, duas horas de duração e acontecer apenas em capelas mortuárias maiores de 30 metros quadrados, a fim de evitar aglomeração.

Serão permitidas dez pessoas que fiquem a uma distância mínima de um metro e meio entre cada uma delas.

A Secretaria Municipal de Saúde também recomenda que todos os presentes usem máscaras caseiras de proteção no ambiente.

“Pedimos a colaboração para que se deixem as janelas e portas do local do velório abertas, para manter a ventilação. E que pessoas dos grupos de risco ou que apresentem sintomas gripais não compareçam às cerimônias”, explica Clarissa Grassi.

Protocolos
Funerárias, capelas mortuárias, cemitérios dentre outros, deverão cumprir o Protocolo de Curitiba contra o Coronavírus (COVID-19) para Serviços Funerários e Funerárias e Congêneres disposto na página da internet, em saude.curitiba.pr.gov.br.