Christian Rizzi

O próximo domingo, 11 de novembro, marca o aniversário de sete anos da eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Nesse dia, internautas do mundo todo estão convidados a compartilhas fotos e vídeos inesquecíveis das Cataratas do Iguaçu nas redes sociais durante o Dia das Cataratas, mais conhecido como #CataratasDay.

A expectativa desta edição é impactar 150 milhões de pessoas em todo o mundo, nas mídias sociais e convencionais. No ano passado foram alcançadas 142 milhões. Também são esperados aproximadamente seis mil moradores de Foz do Iguaçu e região no Parque Nacional do Iguaçu, para fazer selfie em frente às quedas d’água. O atrativo terá entrada gratuita nesta data para residentes de Foz do Iguaçu e de 15 municípios lindeiros ao parque.

"Criamos o Cataratas Day para manter a conquista viva na memória de todos, chamar atenção para a preservação desse patrimônio natural e, ao mesmo tempo, gerar mídia espontânea para o destino”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

“ O Cataratas Day se tornou um marco para a unidade de conservação. É uma data para festejar com a comunidade local, o que fazemos com prazer, pois esta é, inclusive, uma oportunidade para muitos moradores da região visitarem e terem contato com a riqueza deste patrimônio pela primeira vez", avalia o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston.

Mobilização

A mobilização ocorre nos lados brasileiro e argentino das Cataratas do Iguaçu, que trabalharam em conjunto para eleger as Cataratas como uma das Sete Maravilhas Naturais. No lado brasileiro, a campanha conta com apoio das entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu (que incluir Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Visit Iguassu, Fundo Iguaçu, Instituto Polo Iguassu, ICMBio e Cataratas S/A). 

 

A ação é dividida em duas frentes. A primeira é um convite para que as pessoas do mundo inteiro que já visitaram as Cataratas do Iguaçu compartilhem com seus amigos, nas mídias sociais, fotos e vídeos da experiência de conhecer essa maravilha natural. A postagem deve estar acompanhada da hashtag #CataratasDay2017.

 

Selfie nas Cataratas 

A segunda é um chamado para a população de Foz do Iguaçu e região fazer selfie nas Cataratas do Iguaçu e compartilhar nas redes sociais com a hashtag da campanha.  

 

Passeio ciclístico

A exemplo do que ocorreu no ano passado, será realizado um passeio de bicicleta, dentro do PNI, organizado pela Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu (ACCI). A saída ocorrerá as 7h, antes da abertura do atrativo. Os ciclistas poderão acompanhar o nascer do sol no primeiro mirante das Cataratas, localizado em frente ao Belmond Hotel das Cataratas. 

 

Dia da Comunidade

Com transporte e ingressos gratuitos, o #CataratasDay2017 é uma oportunidade para muitos moradores de Foz do Iguaçu e região visitarem pela primeira vez ou reverem depois de muito tempo o atrativo mais famoso da fronteira. O passeio está limitado ao número de vagas disponíveis. É preciso apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu disponibilizará 80 ônibus para fazer o transporte até o Parque, a partir de seis pontos da cidade, em dois horários: 8h e 14hs.

 

Os veículos que farão transporte gratuito sairão dos seguintes pontos: Paróquia Nossa Senhora da Luz (Vila C), Gramadão da Vila A, Praça de Três Lagoas, Bosque Guarani, Praça da Bíblia e Parque Remador. Para quem for em ônibus cedidos pela Prefeitura não precisa apresentar documento ou comprovante de residência. 

 

Veículo próprio

Moradores de Foz do Iguaçu e região dos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu também poderão ir com veículo próprio. Para esse público será exigida identificação e apresentação do comprovante de residência no Centro de Visitantes do PNI. Nesses casos, o estacionamento, ingresso e transporte no interior do parque serão gratuitos.