Franklin de Freitas – “Au00e7ougues da Capital se preparam para o fim de ano: 2018 foi bom”

O mês de dezembro é o mês da prosperidade para os açougues de Curitiba. É que com o 13º salário na conta dos trabalhadores e as festas de final de ano, a procura por carnes cresce até 40% na cidade, com grande demanda por carnes bovinas (para o Natal) e carne suína (para o Ano Novo). 
De acordo com Vilmar Agottani,  proprietário do açougue Carnes Regina, o movimento em seu estabelecimento, localizado no Centro, tem crescido desde o final de novembro, mas ainda de uma maneira tímida. A partir da próxima semana, contudo, começa a procura para as festas de Natal e, na sequência, do Ano Novo. 
“Final de novembro, começo de dezembro dá uma melhora, mas nada demais. Faz o pico a partir do dia 20, porque até essa data o movimento é quase normal, um pouco melhor porque tem dinheiro circulando e o pessoal já troca o franguinho por uma carne de boi, algo assim. Mas o pico mesmo é do dia 20 ao dia 31, que daí o pessoal aproveita para comprar carne fresca para as festas”, explica o empresário.
No Açougue América, a proprietária Gisele Dias Gonçalves comenta que o ano de 2018 já foi melhor do que em anos anteriores. “Não foi melhor do que 2014, mas foi melhor do que 2015, 16, 17”, afirma a empresária, destacando que em um 'mês comum' a procura maior é por carnes do dia a dia, o que muda agora. “Essa é uma venda exclusivamente natalina. Aumenta a procura por aves, porco. Estamos com bastante encomenda de leitão.”
Carnes natalinas
As carnes natalinas devem apresentar um incremento de 10% em vendas para as redes Extra e Pão de Açúcar, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os itens estão o peru e o chester, para o Natal, e os cortes de suínos, como o lombo e o pernil, para o Ano Novo. Peixes também estão entre as proteínas visadas no fim de ano.

Saiba como é a ceia de Natal do vegano ou vegetariano; celíacos precisam se cuidar
Natal é sinônimo de mesa farta. Mas diversos alimentos típicos para a festividade, como lombo, chester e peru, acabam deixando quem é vegetariano ou vegano refém de acompanhamentos e saladas. Por isso, fazer uma adaptação pode ajudar a compor um banquete inclusivo e saboroso.
Para a entrada, por exemplo, torradinhas, queijos (caso a pessoa seja vegetariana, senão é preciso buscar um queijo vegano) e patês podem ser uma boa pedida. Para o prato principal, um assado de Seitan (carne de glúten) pode substituir o peru de Natal, ou ainda um "falso lombo", feito de grão-de-bico com amaranto. Na sobremesa, um bom investimento são pratos com frutas secas e castanhas, característicos da época de Natal.
Alguns estabelecimentos de Curitiba, inclusive, já estão ofertando opções de ceia vegana para quem não quiser ter trabalho preparando a ceia natalina. Algumas opções são o Does. ces e Cores, Bake It – Delícias Veganas e o Armazém VegAninha. Para mais informações, procure as páginas dos estabelecimentos no Facebook e confira as publicações mais recentes.
Celíacos
Já para quem tem a doença celíaca precisa de atenção redobrada na hora de montar o cardápio, já que ingredientes à base de proteínas de trigo, cevada e centeio devem ficar de fora.  A lista é composta por itens que não são geralmente relacionados ao glúten – além de pão, os molhos prontos, achocolatado em pó e cerveja também não podem ir para o prato dos celíacos.