Franklin de Freitas/Arquivo BP – Neste ano

O Dia dos Namorados deste ano deve ser bem diferente do ano passado. Em 2020, a data caiu ainda em um momento onde boa parte das atividades seguia suspensa, com isso, neste ano a estimativa é de uma alta nas vendas em lojas de shoppings de até 52%.

Apesar deste otimismo, quando comparado a 2019, ano sem pandemia, a perspectiva é de queda acentuada, podendo atingir até os 23%, conforme o levantamento.

Um levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) com dados fornecidos pela CNC sobre o Dia dos Namorados no comércio, aponta que as vendas deverão ficar 4% abaixo do patamar de 2019, regredindo pouco mais de dois anos em faturamento esperado nas lojas.

Apesar do número, quando comparado com 2020, quando quase todo o comércio estava fechado em junho, a expectativa de crescimento é de 29,4%. Assim, as vendas devem chegar neste ano a R$1,8 bilhão.

Já o levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor espera aumento de 52% nas vendas na semana do Dia dos Namorados na comparação com mesmo período de 2020. Essa expectativa representará uma injeção de R$ 780 milhões na economia na semana que antecede a data.

Importante ressaltar que nesta mesma época do ano passado 31% dos shoppings estavam fechados em cumprimento a decretos municipais e estaduais por conta da pandemia.

Quando a expectativa deste ano é comparada com o Dia dos Namorados de 2019, o resultado é uma redução de 23% nas vendas.

Ainda assim, para a maioria dos lojistas, o Dia dos Namorados deve ter vendas abaixo ao do Dia das Mães. A maioria dos empresários está pessimista em relação às vendas da data, aponta pesquisa realizada pela Boa Vista. De acordo com o levantamento, 54% acreditam que o desempenho será pior do que o verificado no Dia das Mães.