Henry Milleo – “Movimento de retorno do Litoral

As próximas semanas, ao que tudo indica, serão de grande movimento no litoral paranaense, e não só por conta dos feriados em sequência (além deste no último final de semana, teremos outro ainda no próximo dia 15). É que os curitibanos que possuem imóvel nas praias do Paraná estão agora começando os preparativos para as festividades de final de ano, “dando uma geral” em suas casas e apartamentos nas cidades litorâneas.

De acordo com a concessionária Ecovia, que administra a BR-277 no trecho Curitiba-Litoral e as PRs 407 e 508, apenas neste último final de semana eram estimados 100 mil veículos descendo ou subindo a Serra do Mar. Como o feriado de Finados caiu numa sexta-feira, contudo, a tendência é que o movimento maior fique justamente para o feriado do dia 15 (Proclamação da República), que cai numa quinta-feira e deve levar 150 mil veículos para a estrada.

“São poucos meses que temos dois feriados em sequência, então por isso (o mês de novembro) acaba sendo uma espécie de pré-temporada com relação ao que teremos no verão”, comentou a concessionária.

E grande parte do movimento se deve a veranistas que estão descendo a Serra para poder fazer a faxina em seus imóveis já de olho nas festividades vindouras, como o Natal e, principalmente, o Ano Novo – que é quando o litoral mais fica lotado no ano. 

A pediatra Rica de Cassia Freitas, inclusive, é um exemplo disso. Com um apartamento em Pontal do Paraná, ela conta que passou o último feriado e também irá no próximo para o litoral. 

“Vou dar uma geral na casa. Tem que abrir o imóvel, que fica muito tempo fechado, para fazer ventilar um pouco, tirar o cheiro de mofo. Vou tirar pó de tudo, colocar colchão no sol, cadeira, travesseiro, lavar roupa de cama, toalha”, diz ela, que pretende passar com a família o réveillon nas praias do Paraná, descendo logo após o Natal, no dia 26, e retornando à Curitiba apenas na segunda semana de janeiro.

Os estabelecimentos litorâneos, por sua vez, já realizam as reformas e adequações de seus empreendimentos desde o feriado de 7 de setembro, segundo comenta Rafael Andreguetto, diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná (Adetur). Se o clima ajudar, a partir de agora todos os finais de semana já devem ter movimento nas praias.