Agência Brasil

Os vereadores de Curitiba aprovaram em 1º turno, na sessão desta terça-feiram, 23, o projeto de lei que incentiva o desuso de canudos e copos de plástico. A proposta foi aprovada por unanimidade. O projeto precisa ser aprovado em 2º turno – previsto para ser realizado nesta quarta-feira, 24. Se aprovado, segue para ser sancionado pelo Executivo e, então, virar lei. A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) é a autora da proposta. Os locais que substituírem o plástico por produtos menos poluentes deverão receber um selo, assim que a lei entrar em vigor.

Em nota, a ABRABAR e SindiAbrabar afirmam que o projeto é bem-vindo. “Simplesmente contrariaram uma corrente demagógica iniciada na Cidade do Rio de Janeiro e que em todo Brasil apelavam para o CRTL C e CRTL V sem um debate mais aprofundado sobre o assunto e que só estava agravando o problema e esquecendo o essencial o engajamento popular e dos estabelecimentos, aliás em outras câmaras foram totalmente superficiais, aqui os vereadores foram mais proativos”, diz Fábio Aguayo, presidente das entidades de classe.

Ele reitera que a categoria “contribuiu com sugestões/ideias e teve o respaldo e apoio da autora e de seus colegas para uma melhor solução e com mais possibilidade de ser assertiva e eficiente na iniciativa sobre o tema.”

Aguayo, diz torcer para que a iniciativa do legislativo curitibano contamine as ideias e atitudes de outras Câmaras e Assembleias Legislativas do Brasil.